capa do livro

Etnografia e consumo midiático

Novas tendências e desafios metodológicos

Bruno Campanella e Carla Barros (orgs.)

Este livro reúne capítulos dedicados a discussões metodológicas relacionadas a pesquisas contemporâneas envolvendo a etnografia e o consumo midiático. Os textos refletem acerca da crescente complexificação de práticas cotidianas atravessadas pelas tecnologias de comunicação – incluindo o conjunto de atitudes, experiências, práticas e processos sociais que revela gostos e estilos de vida e sublinha a ênfase moderna nas emoções e no individualismo como sistema de valores –, assim como das formas de estudá-las que tomam como ponto de partida as abordagens etnográficas. Busca-se, desse modo, lançar luz sobre os desafios, oportunidades e dificuldades da abordagem etnográfica na pesquisa dos meios de comunicação, em especial a internet, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, com contribuições das áreas de comunicação, antropologia e sociologia.

A presente coletânea busca aprofundar o debate iniciado no Seminário Internacional Etnografia e Consumo Midiático: Novas Tendências e Desafios Metodológicos, ocorrido na Universidade Federal Fluminense (UFF) em setembro de 2015 por iniciativa conjunta do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (Nemacs) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, com apoio financeiro da Capes e do CNPq.

Veja também

capa do livro

Juventudes Indígenas

Estudos interdisciplinares, saberes interculturais - Conexões entre Brasil e México

Assis da Costa Oliveira e Lúcia Helena Rangel (orgs.)

capa do livro

Ontem, Hoje e Sempre

Maria Lúcia Gomes de Matos

capa do livro

O Rio de Janeiro dos imigrantes

Páginas de uma cidade de muitos povos

Camila Escudero

capa do livro

Efeito e Recepção

A interpretação do processo receptivo em duas tradições de investigação sobre os media

Itania Maria Mota Gomes

capa do livro

Comunicação escrita

A busca do texto objetivo

Maria Clara Jorgewich Cohen