capa do livro

Análise do ambiente corporativo - gestão estratégica de custos

Análises de decisão e estudos de casos

José Gilvomar Rocha Matos, Rosa Maria Barbosa Matos e João Frederico Gonzalez

Começamos a escrever este texto em 2003, para ser utilizado e discutido com os alunos de curso de pós-graduação em Planejamento e Gestão. A partir de 2004 até 2015, aperfeiçoamos este texto para ser utilizado e discutido, também, nos cursos de Gestão Empresarial.

Nesse período de 12 anos, estudamos e vivenciamos as matérias aqui apresentadas nas corporações empresariais para implementação dos seus sistemas de custeio.

Somos gratos aos autores dos títulos relacionados nas Referências Bibliográficas, pois nos apoiamos nos seus mais elevados conhecimentos acadêmicos para estruturar este texto, a exemplo do que fizemos no nosso livro anterior: Análise do Ambiente Corporativo: do caos organizado ao planejamento estratégico das organizações (2007)1. Transportamos as sementes dos conhecimentos desses autores para o nosso solo e misturamos no terreno, objetivando produzir alguns frutos valiosos que não seriam encontrados apenas com os conhecimentos da nossa lavra.

Sintetizamos os principais conceitos dos citados autores em uma sequência didaticamente colocada para que o leitor possa entender todo o processo de conhecimento sobre a gestão estratégica de custos. Esta é a melhor contribuição que este livro pode dar aos leitores, no sentido de indicar obras relevantes para o aprofundamento dos estudos dos temas aqui tratados. Para manter uma leitura mais fluida, não apresentaremos todas as notas tradicionais de referência dos autores consultados. Entretanto, todos os autores pesquisados estão relacionados nas Referências Bibliográficas.

Procuramos apresentar os ensinamentos dos autores citados de maneira simples e pertinente, de forma a fortalecer as iniciativas livres daqueles que buscam transmitir conhecimentos através dos livros. Por esta permissividade nos desculpamos pelo sacrilégio audacioso de considerar as obras dos autores citados, como fonte de inspiração e aquisição de conhecimentos. Portanto, sugerimos folhear todas as obras dos autores aqui referendados, para neles aprender as coisas de que tratam diversamente, tanto com perfeição como com excelência, julgando o leitor os temas dignos de serem aprofundados.

1 MATOS, J. G. R; MATOS, R. M. B.; ALMEIDA, J. R. de. Análise de Ambiente Corporativo: do caos organizado ao planejamento estratégico. Rio de Janeiro: E-papers, 2007. 478 pp.

Veja também

capa do livro

Arranjos Produtivos Locais: Referencial, experiências e políticas em 20 anos da RedeSist

Marcelo P. Matos, José E. Cassiolato, Helena M. M. Lastres, Cristina Lemos, Marina Szapiro (orgs.)

capa do livro

Global: tribos, limites, líderes, redes, ecossistemas

Como entender a globalização do século XXI

Roberto Panzarani

capa do livro

Análise do ambiente corporativo - 2ª edição

Do caos organizado ao planejamento estratégico das organizações

José Gilvomar R. Matos, Rosa Maria B. Matos e Josimar Ribeiro de Almeida

capa do livro

Introdução à Análise de Dados - 2. ed.

Rev.e ampl.

André Luiz Carvalhal da Silva

capa do livro

Do Desenvolvimento Global aos Sítios Locais

Uma crítica metodológica à Globalização

Henry Panhuys (tradução de Michel Thiollent)