capa do livro

Mídia, Memória e Celebridades - 2a edição

Estratégias narrativas em contextos de alta visibilidade

Micael Herschmann e Carlos Alberto Messeder Pereira

Este livro enfatiza aspectos importantes, porém pouco estudados, da mídia na sociedade contemporânea. Questionando a crítica em geral feita à exposição pública, supostamente gratuita e excessiva, de celebridades, os autores levam a sério o entusiasmo de seus admiradores que, em geral, encontram nos seus ídolos um sentido de vida num cotidiano marcado por bruscas mudanças, identidades fracionadas e alta imprevisibilidade diante do futuro. O papel da mídia na construção de representações sobre a memória nacional ou de “fatos históricos” é o tema de instigantes ensaios, os quais apontam na direção de uma percepção do Brasil não mais como uma nação fundada no hibridismo mas como um conjunto multicultural de grupos étnicos hierarquicamente ordenados. O livro traz ainda considerações sobre o impacto das novas tecnologias na construção de identidades e nas formas contemporâneas de edificar a memória.

Peter Fry

Veja também

capa do livro

Comunicação, Cultura e Consumo

A (des)construção do espetáculo contemporâneo

João Freire Filho e Micael Herschmann (org.)

capa do livro

Ciberpublicidade

Discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática

Guilherme Nery Atem, Thaiane Moreira de Oliveira e Sandro Tôrres de Azevedo (orgs.)