capa do livro

Tecnologia de Informação e Gestão Empresarial

Agustin Juan Ferrante e Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez

Durante muito tempo a sociedade em geral, e as empresas em particular, criaram organizações especialmente adaptadas aos princípios da Sociedade Industrial: divisão do trabalho, padronização, processos hierárquicos, etc. No presente, como resultado da transição para um novo tipo de sociedade, a Sociedade da Informação e do Conhecimento, esses conceitos vêm perdendo validade de forma acelerada. Mais ainda, as empresas que desejem sobreviver e prosperar deverão efetuar uma completa mudança na sua estrutura organizacional, para responder às pressões decorrentes da globalização da economia, da introdução de novas tecnologias, dos concorrentes e, sobretudo, da utilização de moderna tecnologia da informação, que causará um impacto extraordinário nas empresas e nas pessoas.

Este livro apresenta uma análise completa das características e da relevância da tecnologia de informação, tratando especificamente do processo de transição em direção à Sociedade da Informação e do Conhecimento, e da gestão e utilização da informação na alavancagem dos negócios da empresa. Em particular, são discutidas as questões fundamentais relativas à arquitetura cliente-servidor, gerenciamento de redes de computadores, organização e operação de novo ambiente computacional, planejamento estratégico, qualidade total, reengenharia de processos de negócios, gestão dos recursos humanos e integração de sistemas, no contexto do processo de mudança. Nesse contexto, conceitos voltados para o mercado e clientes se tornam cada vez mais presentes com o uso da Internet, como Customer Relationship Management, Supply Chain Management, Business to Business, além dos Sistemas Integrados de Gestão.

Existem muitas publicações que tratam dos aspectos técnicos da informática, dedicados à especialistas em computação. Existem também muitos outros livros dedicados às técnicas de administração dos negócios. Diferentemente, este livro apresenta uma visão prática e integrada das estruturas de negócios requeridas na Sociedade da Informação e do Conhecimento e da Tecnologia de Informação necessária para a sua efetiva implementação. Assim, o livro será útil para todos aqueles executivos e gerentes de negócios envolvidos na reorganização dos processos produtivos e decisórios, e para os gerentes de tecnologia de informação preocupados com a implementação de uma arquitetura de informação alinhada ao negócio.

Esta é a segunda edição deste livro, revista e atualizada pelos autores, cujo título da primeira edição é Tecnologia de Informação e Mudança Organizacional.

Veja também

capa do livro

O Capital de Risco no Brasil

Conceito, Evolução, Perspectivas

Claudia Pavani

capa do livro

Estratégias de informação e modelos organizacionais

O espaço da administração e da comunicação na ciência da informação

Regina Celia Montenegro de Lima

capa do livro

Ferramentas de Planejamento

Utilizando o MS Project para gerenciar empreendimentos

Rodolfo Stonner