capa do livro

Mídia de Chocolate

Estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação

Inês Sílvia Vitorino Sampaio, Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante e Alessandra Carlos Alcântara


No Brasil do início do terceiro milênio, ainda são tímidas as iniciativas de refletir sobre a produção de mídia para crianças e adolescentes. Por isto, a ousada e bem-vinda iniciativa do Grupo de Pesquisa das Relações Infância e Mídia (GRIM), de Fortaleza, Ceará, contribui para registrar um aspecto importante de nossa história.

Proporciona ainda, para produtores, diversos pesquisadores, professores e pais de família, material valioso para ampliar a compreensão sobre a re-significação da infância e da adolescência em nosso país, a partir do acesso que têm à mídia.

Esta é uma das questões mais importantes que se colocam: a do efeito do impacto da interação de crianças e adolescentes com o rádio, a televisão e seus vários gêneros de narrativas, a publicidade, os computadores e os jogos. Os textos de vários pesquisadores, não só os cearenses, mas de outras regiões brasileiras, exploram as situações e a natureza do uso da mídia, que certamente transformam as estratégias de conhecimento, linguagem, afetos e relacionamentos destes jovens cidadãos em processo.

Este é um livro para se ler e reler, com gosto e curiosidade, tal como as crianças e adolescentes fazem, quando descobrem algo novo e interessante que lhes abre novos horizontes, transformando suas vidas para melhor.

Regina de Assis
Presidente da MULTIRIO

Veja também

capa do livro

Comunicação, Cultura e Consumo

A (des)construção do espetáculo contemporâneo

João Freire Filho e Micael Herschmann (org.)

capa do livro

Prazeres Digitais

Computadores, Entretenimento e Sociabilidade

Simone Pereira de Sá e Ana Lucia Enne

capa do livro

Mídia, Memória e Celebridades - 2a edição

Estratégias narrativas em contextos de alta visibilidade

Micael Herschmann e Carlos Alberto Messeder Pereira