Mídia de Chocolate
Estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação
Inês Sílvia Vitorino Sampaio, Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante e Alessandra Carlos Alcântara
No Brasil do início do terceiro milênio, ainda são tímidas
as iniciativas de refletir sobre a produção de mídia para
crianças e adolescentes. Por isto, a ousada e bem-vinda iniciativa do
Grupo de Pesquisa das Relações Infância e Mídia (GRIM),
de Fortaleza, Ceará, contribui para registrar um aspecto importante de
nossa história.
Proporciona ainda, para produtores, diversos pesquisadores, professores e pais
de família, material valioso para ampliar a compreensão sobre
a re-significação da infância e da adolescência em
nosso país, a partir do acesso que têm à mídia.
Esta é uma das questões mais importantes que se colocam: a do
efeito do impacto da interação de crianças e adolescentes
com o rádio, a televisão e seus vários gêneros de
narrativas, a publicidade, os computadores e os jogos. Os textos de vários
pesquisadores, não só os cearenses, mas de outras regiões
brasileiras, exploram as situações e a natureza do uso da mídia,
que certamente transformam as estratégias de conhecimento, linguagem,
afetos e relacionamentos destes jovens cidadãos em processo.
Este é um livro para se ler e reler, com gosto e curiosidade, tal como
as crianças e adolescentes fazem, quando descobrem algo novo e interessante
que lhes abre novos horizontes, transformando suas vidas para melhor.
Regina
de Assis
Presidente da MULTIRIO