capa do livro

Marcelo Firpo Porto e Roberto Bartholo (org.)

Ana Luiza Telles
Ergonomista, ensina atualmente esta disciplina no Departamento de Ergologia da Universidade de Provença (Aix-Marseille I). Conheceu Miguel no dia de sua defesa de projeto final de graduação em 1991(ele não participou da banca, mas comemorou junto). Foi sua orientanda de doutorado.

Ana Paula de Almeida Silva
Engenheira de Produção, orientada por Miguel de Simoni em sua dissertação de mestrado, atualmente trabalha como analista de projetos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Teve a sorte e a felicidade de compartilhar momentos mágicos com Miguel. Ele foi seu mestre, seu amigo querido, seu pai emprestado. Ana Paula sente muitas, muitas saudades...

A. Oswaldo Sevá Filho
Atualmente é docente do Departamento de Energia da Universidade Estadual de Campinas. Professor do Miguel de Simoni na graduação da Engenharia Industrial UFRJ, em 1973, e desde então seu aluno. Fui hóspede e comensal em suas várias casas, e vice-versa, e seu adjunto na perícia antológica realizada na maior refinaria de petróleo do País em 1995 e 96, relatada nesse livro.

Bernardo Melgaço
Engenheiro Eletrônico, pesquisador e coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade Regional do Cariri (URCA), onde trabalha com Tecnologias Sociais, Ética e a transmultidimensionalidade do Ser Humano. Conheceu Miguel de Simoni em 1988 no curso de mestrado da Coppe/UFRJ, e essa aproximação foi vital para a criação de um forte laço de amizade e companheirismo ao longo de vários anos de atividades de extensão, co-orientação no doutorado e trabalho no programa de rádio “Uma ponte para o amor”.

Domício Proença Júnior
D.Sc., Ordem do Mérito da Defesa Nacional, professor da Coppe/UFRJ e do grupo de Estudos Estratégicos, membro do International Institute for Strategic Studies (IISS, Londres), da International Association of Chiefs of Police (IACP, Leesburg).

Francisco José de Castro Moura Duarte
Engenheiro de Produção, professor adjunto do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, onde trabalha com Ergonomia aplicada a projetos. Miguel de Simoni teve papel fundamental na sua vida profissional tendo sido seu orientador de mestrado em 1986 e, também, colega de trabalho no PEP/Coppe/UFRJ.

Jacqueline Muniz
D.Sc., professora do mestrado em Direito da UCAM; foi diretora do Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal da SENASP/MJ, e foi também coordenadora de Segurança, Justiça e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. Participa do Grupo de Estudos Estratégicos da Coppe/UFRJ.

José Augusto Nogueira Kamel
Engenheiro de Produção formado pela UFRJ, professor adjunto da Politécnica da UFRJ, onde trabalha com Projetos de organização e avaliação do Trabalho em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Cúmplice de Miguel na rebeldia amorosa. Na Casa da Paz em Vigário Geral, na Vila Mimosa, em Bangu III. De violão e cerveja, nesta pajelança geral fui ‘des-orientado’ no mestrado, no teatro e no doutorado com Guerreiro Ramos. Sou culpado, sim! Tenho dívida neste cartório emocional do bom humor. Dividi, divido, endividado, e sempre repartirei esse amor. Conheci um mestre que chorava junto. Que se emocionava e ficava com as bochechas vermelhas ao sorrir. Um palavrão, Miguel! Choro alegre por ter compartilhado a vida. Música, teatro, arte, conhecimento, tudo, sobretudo a utopia e a poesia. Meus amigos, um aprendiz se apresenta junto d’Outro olhar.

Julio Cesar de Freitas Ribeiro
Artesão, poeta e historiador, professor, funcionário público estadual. Conheceu Miguel de Simoni em 1998, quando realizaram trabalho junto aos presos do então Departamento do Sistema Penitenciário, o qual virou objeto de seu dissertação de mestrado, orientada por Miguel até sua passagem.

Jussara Brito
Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Intervenção em Atividade de Trabalho, Saúde e Relações de Gênero (PISTAS), vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e Mestre em Engenharia de Produção (Coppe/UFRJ), com Pós-doutorado em Ergologia (Université de Provence, Aix en Provence, França). Estudou diretamente com Miguel de Simoni entre 1981 e 1985, durante a realização de seu mestrado, juntamente com seus colegas Dayse Torres Cavalcanti de Albuquerque, Teresa Baker Botelho (Teca), Leice Maria Garcia, José Mário Beniflah Carvão, Luís Antônio Sabóia e Rogério Valle, tendo a interlocução constante de Nilton Vargas, iniciador de Miguel (e do grupo) na prática de montanhismo e caminhada em trilhas.

Luis Antonio Meirelles
Engenheiro de produção, 51 anos, professor da Escola Politécnica da UFRJ. Miguel foi meu irmão de alma, para além de professor. Nos divertimos e fizemos vários trabalhos juntos, entre os quais a pesquisa que constatou a contaminação da lavoura de cana-de-açúcar por fungicidas mercuriais. Os resíduos persistiam no açúcar. Feita a denúncia, o Governo Federal, em 1979, proibiu a fabricação e utilização destes agrotóxicos. Também fomos úteis para a nação brasileira.

Marcelo Figueiredo
Professor e pesquisador do mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculado ao Núcleo de Estudos em Inovação, Conhecimento e Trabalho (NEICT). Conheceu Miguel de Simoni em 1989 tendo este exercido papel fundamental em sua opção pelos estudos sobre o trabalho humano. Um genuíno bom encontro dentro e fora da sala de aula.

Marcelo Firpo Porto
Engenheiro de produção e pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Conheci Miguel de Simoni em 1980: ele exerceu um papel fundamental para o desenvolvimento de minha vida profissional e pessoal, foi orientador de minha dissertação de mestrado e sou eternamente grato por tê-lo conhecido.

Marcelo Paixão
Professor adjunto do Instituto de Economia da UFRJ onde atual­mente exerce o cargo de diretor adjunto de graduação. Doutor em sociologia pelo IUPERJ e mestre em Engenharia de Produção pela Coppe tendo sido orientado pelo nosso Miguel de Simoni em suas dissertação sobre as condições ocupacionais dos bóias-frias dos canaviais brasileiros.

Miguel de Simoni
Engenheiro de produção, professor da Coppe e da Escola de Engenharia da UFRJ até 2002, ano que nos deixou. Dedicou toda sua vida profissional à busca de sentidos para o trabalho humano, irradiando alegria e sabedoria ao seu redor. Os autores sentem-se honrados e gratos pelo convívio.

Paula Raquel dos Santos
Enfermeira, mestre e doutoranda em Saúde Pública – FIOCRUZ/ENSP/CESTEH. Aluna do Miguel desde 1999 e iniciada por ele na ordem ecumênica laica na Universidade Livre do Fundão (ULF). Miguel também foi o Papai Noel do Birinha.

Paulo José Adissi
Engenheiro de produção, titulado pela UFRJ (graduação, mestrado e doutorado), colega, aluno, amigo e companheiro de moradia de Miguel. De 1975 a 1977, sob orientação de Miguel, fez parte do Grupo da Cana que graduou e abriu as portas ao mestrado a cinco de seus discípulos (Adissi, Bira, Chicão, Gordo e Meira). Professor da Universidade Federal da Paraíba (Campus de João Pessoa) desde 1978, atualmente coordena o Grupo de Ergonomia Agrícola e Gestão Ambiental (GEA) realizando pesquisas em situações de risco aos trabalhadores agrícolas e ao meio ambiente rural.

Roberto Bartholo
Professor do Programa de Engenharia de Produção da Coppe Fui procurado por Miguel para orientar seu doutorado. Fiz o que pude. Até hoje agradeço.

Thales Paradela
Engenheiro de Produção com doutorado pela Coppe/UFRJ. É professor do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde desenvolve pesquisas na área de Organização do Trabalho e Análise Organizacional. Foi aluno e orientando do Miguel em fases diferentes da vida (graduação, mestrado e doutorado), com quem teve o prazer de partilhar enigmas do mundo do trabalho, dúvidas e assombros diante do mistério, além de fins de tarde brindados com cerveja na “prainha” da Ilha do Fundão.

Ubirajara Aluizio de Oliveira Mattos
Estou professor titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Miguel foi meu orientador de mestrado em 1981 (primeira dissertação defendida). Ele foi a pessoa mais lúcida que conheci na Coppe/UFRJ.



Veja também

capa do livro

Temas e problemas da vida em sociedade no Brasil

Carlos José Saldanha Machado & Rodrigo Machado Vilani

capa do livro

Poluição do ar

Indicadores ambientais

Neise Ribeiro Vieira

capa do livro

Governança Climática no Antropoceno

Da rudeza dos fatos à esperança no Brasil

Carlos José Saldanha Machado e Rodrigo Machado Vilani

capa do livro

Impactos ambientales causados por los plasticos

Una discusión amplia sobre los mitos y los datos científicos

Jose Carlos Pinto et al

capa do livro

Animais na sociedade brasileira

Práticas, relações e interdependências

Carlos José Saldanha Machado (org.)