capa do livro

Helena M. M. Lastres e José E. Cassiolato (orgs.)

Ana Maria Fernandes
Socióloga. D.Phil. pela Universidade de Oxford, Inglaterra. Professora Titular da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora Associada Sênior da UnB. Diretora do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Américas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas.

Cláudia Maria Sabóia de Aquino
Geógrafa, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFCE). Professora Assistente do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Cleide Glowaski
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Pesquisadora colaboradora do Departamento de Economia da UFAC.

Cleonice Alexandre Le Bourlegat
Geógrafa, Doutora em Geografia pela UNESP. Coordenadora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco. Professora de Geografia Humana do Curso de Geografia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Cristina Ribeiro Lemos
Economista. Doutora da Área de Inovação Tecnológica e Organização Industrial do Programa de Engenharia de Produção da Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT). Assessora da Presidência da Finep. Pesquisadora da RedeSist/IE/UFRJ.

Darcet Costa Souza
Engenheiro Agrônomo. Doutor em Ciências (Genética) pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Dean Lee Hansen
Geógrafo. Ph.D. em Geografia Econômica, University of Washington, Seattle, EUA. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Fábio Cunha Ficok da Silva
Engenheiro Agrônomo. Mestrando do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Técnico da Agência de Desenvolvimento da Amazônia, ADA.

Francisco de Assis Costa
Economista. Ph.D. em Economia, Frei Universität – Berlin. Professor e Pesquisador do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA) onde coordena o Grupo de Pesquisa Agricultura e Desenvolvimento Sustentável.

Francisco de Assis Veloso Filho
Geógrafo. Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Adjunto do Departamento de Geografia e professor do Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Helena M. M. Lastres
Economista. D.Phil. em Desenvolvimento Industrial e Política Científica e Tecnológica, SPRU, Sussex University, Inglaterra. Pesquisadora Titular, IBICT/MCT. Pesquisadora e professora associada ao Programa de Pós-graduação do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora da RedeSist.

Jair do Amaral Filho
Economista. Doutor em Economia pela Université de Paris XIII. Professor Titular em Desenvolvimento Econômico no DTE/FEAAC da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Professor do Curso de Pós-Graduação em Economia – CAEN da Universidade Federal do Ceará (UFCE).

João Bosco Lissandro Reis Botelho
Economista. Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). Professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco.

João Gonsalo de Moura
Economista. Doutor em Economia pela Universidade de Pernambuco (UFPE). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

José E. Cassiolato
Economista. Ph.D. em Desenvolvimento, Industrialização e Política Científica e Tecnológica, SPRU, Sussex University, Inglaterra. Professor e pesquisador do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) onde coordena a RedeSist.

José Porfiro da Silva
Economista. Mestre em Desenvolvimento Agrícola pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor do Departamento de Economia da Universidade federal do Acre (UFAC). Pró-Reitor de Planejamento/UFAC.

Lindaura Maria de Santana
Economista. Doutora em Engenharia de Produção pela Coppe Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Lúcia Maria Góes Moutinho
Economista. Doutora em Economia da Empresa-FGV/SP. Pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Economia e do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Marcelo Matos
Economista. Mestrando em Economia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador da RedeSist (Rede Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos Inovativos Locais).

Maria Jeigiane Portela da Silva
Economista. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Economista do Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistemas Agroflorestais do Acre (PESACRE). Gestora Pública do governo estadual.

Marina Szapiro
Economista. Doutora em Economia da Industria e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora Associada à RedeSist (Rede Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos Inovativos Locais).

Moisés Villamil Balestro
Licenciado em Letras. Doutor em Ciências Sociais pelo CEPPAC, Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador associado do Instituto de Pesquisas Sociais Aplicadas – DATAUnB. Professor Adjunto na Universidade de Brasília (UnB).

Nelson Manuel de Campos
Economista. Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor Adjunto do Departamento de Economia e Análise da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Paulo Fernando de M. Bezerra Cavalcanti Filho
Economista. Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenador da Área de Economia da Empresa do Curso de Pós-graduação em Economia (PPGE/UFPB).

Renato Ramos Campos
Economista. Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia Neitec/UFSC.

Ricardo Oliveira Lacerda de Melo
Economista. Doutor em Política Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Sarita Albagli
Socióloga e Doutora em Geografia (UFRJ). Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT e Universidade Federal Fluminense – UFF). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (Liinc, IBICT-UFRJ).

Sérgio Duarte de Castro
Economista. Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Católica de Goiás (UCG-Go),

Sheila Maria Palza Silva
Economista. Mestre em Desenvolvimento Agrícola pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora do Departamento de Economia da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Sinevaldo Gonçalves de Moura
Engenheiro Agrônomo. Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor do Curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Valdênia Apolinário
Economista. Doutora em Engenharia de Produção pela Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRN.

Wanderlino Demétrio Castro de Andrade
Economista. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PDTU) do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA).



Veja também

capa do livro

Arranjos Produtivos Locais: Referencial, experiências e políticas em 20 anos da RedeSist

Marcelo P. Matos, José E. Cassiolato, Helena M. M. Lastres, Cristina Lemos, Marina Szapiro (orgs.)

capa do livro

Do Desenvolvimento Global aos Sítios Locais

Uma crítica metodológica à Globalização

Henry Panhuys (tradução de Michel Thiollent)

capa do livro

Desafios de operação e desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde

Lia Hasenclever, Maria Auxiliadora Oliveira, Julia Paranhos e Gabriela Chaves (orgs.)

capa do livro

Brasil e Argentina

Políticas e trajetórias de desenvolvimento

Renato Boschi e Santiago Bustelo (Org.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 2

Uma década de evolução dos Arranjos Produtivos Locais

Marcelo G. Pessoa de Matos, Elaine Borin, José E. Cassiolato (Org.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 1

Sustentabilidade socioambiental em um contexto de crise

José E. Cassiolato, Maria Gabriela Podcameni, Maria Clara C. Soares