capa do livro

Adelaide Maria de Souza Antunes

Adelaide Maria de Souza Antunes
Professora Titular da Escola de Química da UFRJ, Engenheira Química pela Escola de Química/UFRJ (1976), M.Sc. em Engenharia Química pela Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Química Coppe/UFRJ (1979), doutora em Ciências em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ (1987) e com pós-doutorado no Institut Français de Pétrole (1988). Possui curso de especialização MBA – Executivo pelo Coppead/UFRJ (1991). Foi vice-diretora da EQ/UFRJ de 1990 a 1993 e diretora desta mesma instituição no período de 1994 a 1997. Foi agraciada com a Medalha “Retorta de Ouro” (1997). Prêmios destaque de tese prata (2006), destaque de tese ouro (2007). Possui diversas publicações nacionais e internacionais em revistas científicas de relevância internacional e nacional, incluindo 10 livros publicados ou organizados e oito capítulos de livros publicados. Atualmente, é Membro do Conselho de Incubadora de Empresas da Coppe; da Comissão de Tecnologia da Abiquim; da Comissão Petroquímica do IBP; dos Fóruns de Competitividade da Cadeia Produtiva Farmacêutica. Membro do Fórum de Biotecnologia e de Transformados Plásticos do MDIC. Participação e trabalhos apresentados em congressos e conferências nacionais e internacionais, além de exposição em feiras internacionais. Orientadora e co-orientadora de 22 dissertações de mestrado e 24 teses de doutorado. Coordenadora de Curso de Especialização ­Getiq (Gestão Empresarial e Tecnológica para a Indústria Química) desde 1998 em parceria com a Abiquim; coordenadora do Sistema de Informação sobre a Indústria Química – Siquim®, desde sua implantação em 1988; coordenadora do Laboratório de Prospecção Tecnológica & Tendências de Inovação – Obtendo®. Lidera vários projetos de pesquisa em parceria com empresas e com instituições governamentais. Foi coordenadora brasileira do Programa Self-Rule (Strategic European and Latin-American Foresight for Research and University Learning Exchange) de Intercâmbio entre a América Latina e a Comunidade Européia (2005-2007).

Adailson da Silva Santos
Adailson da Silva Santos possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado (2001) e doutorado (2005), ambos em Engenharia Química pela referida instituição (2005). Atualmente é Pesquisador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia Química. Atua, principalmente, com os seguintes temas: Indústria Química, Produtos Naturais, Óleos Essenciais, Prospecção Tecnológica, Contratos de Tecnologia e Transferência Tecnológica.

Adriana Ururahy Soriano
Formou-se em Engenharia Química pela Escola de Química da UFRJ, em 1994. Neste mesmo ano, ingressou no Doutorado do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ, desenvolvendo a sua tese intitulada “Biodegradação de Resíduos Oleosos Proveniente de Refinaria de Petróleo”, cuja defesa ocorreu em 1998. No período de 1999 a 2001, contribuiu para a formação de uma equipe voltada ao desenvolvimento de projetos de “Biorremediação de Solos Contaminados” no Cetem/MCT. Em 2001, ingressou na Gerência de Biotecnologia e Tratamentos Ambientais do Cenpes/Petrobras, onde atualmente atua como consultora técnica, coordenando o grupo de resíduos de áreas impactadas, além de vários projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Alexandre Leiras Gomes
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Em 2007 fez estágio de pós-doutoramento no Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal, em Processos Industriais de Engenharia Química. É professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1995, onde atualmente exerce os cargos de Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo e Coordenador Técnico do Laboratório de Combustíveis da Escola de Química – LabCom. Tem experiência na área de Engenharia Química com ênfase em Petróleo e Petroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Refino de Petróleo, Caracterização de Combustíveis e Catálise Heterogênea.

Cheila Gonçalves Mothé
Professora-titular da Escola de Química da UFRJ. Diplomada em Engenharia Química; Mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros; Doutora em Ciências na área de Análise Térmica de Polímeros (USP/University of the Air-Japão-1992); Pós-Doutorado em Reologia e Análise Térmica em Cornell University-1998 e Cleveland State University-2003 – Estados Unidos. Possui 400 trabalhos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais; orientou várias dissertações de Mestrado e teses de Doutorado; autora de livros; patentes e alguns prêmios (Química do Ano 2006 e Retorta de ouro); Presidente SBCTA Regional RJ. Atualmente é Professora-titular da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cláudia Canongia
Química (UnB, 1983), tem Diplome d´Études Approfondies (DEA) em Inteligência Competitiva (Centre de Recherche Rétrospective de Marseille-CRRM, 1998, France); é Doutora na área de gestão da inovação tecnológica EQ/UFRJ em 2004. Atuou como tecnologista em C&T cerca de 10 anos no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e cerca de 10 anos no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A partir de 2005 passou a atuar como pesquisadora tecnologista no Inmetro, assumindo em 2006 a Gerência da área de Competitividade e Cooperação Técnica Internacional da Coordenação-Geral de Articulação Internacional, e em 2007 a Assessoria da Diretoria de Inovação e Tecnologia. Há cerca de 8 anos atua tanto na coordenação técnica de estudos de prospecção em vários setores e/ou áreas como Farmacêutico, O&G, Petroquímica, Biotecnologia, Nanotecnologia, como pesquisadora colaboradora do laboratório Sistema de Informação sobre a Indústria Química (Siquim/EQ/UFRJ). Tem artigos completos publicados em eventos e em periódicos nacionais e internacionais, assim como capítulos de livros.

Fernanda Viceconte Cavalcanti
Engenheira Química formada pela Escola de Química da UFRJ. Concluiu seu Mestrado em 2002 pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ, na área de Gestão e Inovação Tecnológica, com dissertação sobre a cadeia produtiva de cosméticos no Brasil. Trabalhou durante três anos na White Martins, na área de Análise Econômica de Investimentos na América do Sul. Atualmente, atua na área de melhoramento de processos químicos da VEM Manutenção e Engenharia, empresa prestadora de serviços em manutenção aeronáutica.

Jose Vitor Bomtempo
Engenheiro Químico pela Escola de Química/UFRJ, mestre pela ­COPPE/Engenharia de Produção, Doutor em Economia Industrial pela Ecole des Mines de Paris. Professor da Escola de Química, na área Gestão e Inovação Tecnológica. Pesquisador associado do Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia/UFRJ.

Letícia Benevides Liberatori
Engenheira Química pela Escola de Química/UFRJ e mestre em 2003 pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ com a dissertação intitulada “As Trajetórias Tecnológicas das Empresas de Petróleo em Biotecnologia”.

Luiz Fernando Marinho Nunes
Formado em Engenharia Química pela Escola de Química da UFRJ, com extensão em Engenharia de Processamento Petroquímico da Petrobrás, Cenpeq em 1976, MBA em Finanças pela Coppead em 2000. Iniciou sua carreira na Gerência Técnica da Petroquisa, empresa onde trabalha desde 1977. Atualmente é Diretor Comercial da Copenor, tendo ocupado anteriormente a Diretoria das seguintes empresas: Petrocoque, Petroflex, Copesul, Ciquine, Polialden e Deten. Foi membro do Conselho de Administração da Copene, Petroquímica Triunfo, Politeno e Deten. É atualmente Conselheiro Fiscal da Cetrel S.A. Participou na Abiquim das Comissões da Plastivida, Coplast. Foi agraciado em 2004 com a Medalha de Mérito pela Escola de Química da UFRJ.

Maria José O. C. Guimarães
Professora Adjunta do Departamento de Processos Orgânicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1994, com Mestrado (1986) e Doutorado (2001) em Ciência e Tecnologia de Polímeros, pelo Instituto de Macromoléculas Professora ­Eloisa Mano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As atividades de ensino e pesquisa estão voltadas para as áreas de materiais poliméricos (síntese, caracterização e processamento), processos orgânicos e petroquímicos. Possui inúmeros trabalhos científicos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais.

Nei Pereira Jr.
Professor-titular da Escola de Química da UFRJ, Engenheiro Químico, formado pela Escola de Química da UFRJ (1977), M.Sc. em Tecnologia de Processos Bioquímicos pela EQ/UFRJ (1982) e PhD em Biotecnologia pela Universidade de Manchester, UK, (1991). Ingressou como docente na Escola de Química em 1978, na qual atua no ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão. Coordena trabalhos de pesquisa acadêmica e tecnológica nos Laboratórios de Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos do Departamento de Engenharia Bioquímica, em temáticas variadas, como a produção de biocombustíveis, enzimas, antibióticos, edulcorantes, biossurfactantes, incluindo também estudos voltados ao biotratamento de efluentes e resíduos recalcitrantes industriais. Desde 1997 vem se associando ao grupo de pesquisadores da área de Gestão Tecnológica da EQ/UFRJ, colaborando em temas que envolvem a Biotecnologia – seja na formação de massa crítica capacitada ou em projetos cooperativos. Foi chefe do Departamento de Engenharia Bioquímica da EQ/UFRJ por duas ocasiões (1991 a 1993 e 2000 a 2002); vice-diretor da Escola de Química da UFRJ no período de 1994 até 1998; membro do Conselho de Ensino e para Graduados e Pesquisas da UFRJ (1997 – 2000); coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ (2002); e destaque da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) em 2006. Atualmente, é superintendente da Pró-Reitoria de Pós-graduação/PR-2. Possui diversas publicações em periódicos científicos de relevância internacional e nacional, bem como patentes. Foi recentemente agraciado com o Prêmio Petrobras “Inventor 2005”. Proferiu várias palestras em eventos científicos e tecnológicos no País e no exterior. Foi orientador em 39 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado. Vem atuando como líder de vários projetos de pesquisa em parceria com empresas e com instituições governamentais. É membro titular da Sociedade Brasileira de Biotecnologia.

Suzana Borschiver
Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Uerj (1985), Licenciatura em Quimica pela Uerj (1988), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Engenharia Química pela UFRJ (2002), sempre na área de Gestão e Inovação Tecnológica. Em 2006 finalizou o projeto de pós-doutorado empresarial com a Oxiteno, intitulado Indicadores de PD&E para uma empresa química. Atualmente é professora adjunta da EQ/UFRJ onde atua na graduação e como membro permanente da pós-graduação. Participou, em 2007, como membro permanente do Minter realizado pela EQ/UFRJ e a Uniminas em Uberlândia e como professora convidada no Doutorado em Gestão em Biotecnologia, na Ufam, Manaus. Membro Permanente do Programa de Mestrado Profissional de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica/UFRJ. Membro da Comissão de Tecnologia da Abiquim, da Comissão de Petroquímica do IBP e desde julho de 2006 é diretora-presidente da Seção Regional do Rio de Janeiro da Abeq. Tem experiência na área de Gestão e Inovação Tecnológica.

 



Veja também

capa do livro

Planejamento de Experimentos usando o Statistica

Verônica Calado e Douglas Montgomery

capa do livro

Cinética enzimática

Gerson Ferreira Pinto e Reginaldo Ramos de Menezes

capa do livro

Caracterização de Polímeros

Determinação de Peso Molecular e Análise Térmica

Elizabete F. Lucas, Bluma G. Soares e Elisabeth Monteiro

capa do livro

Doenças negligenciadas

Coletânea de artigos da Revista Virtual de Química

Angelo C. Pinto, Fernando de C. da Silva e Vitor F. Ferreira (org.)

capa do livro

Defesa Química

Angelo C. Pinto, Antônio L. S. Lima, Tanos C. C. Franca (org.)

capa do livro

Laboratórios didáticos do Departamento de Engenharia Química

Da teoria à prática

Marisa F. Mendes (coord.), André de Almeida, Claudia M. Scheid et al.