capa do livro

José Eduardo Cassiolato, Helena M. M. Lastres e Fabio Stallivieri (orgs.)

Ana Lúcia Tatsch
Economista. Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Mestrado em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Pesquisadora associada da RedeSist.

André Luís M. de Oliveira
Economista. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Faculdade São Salvador e da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana.

Cleonice Alexandre Le Bourlegat
Geógrafa – doutora em Geografia pela Unesp; coordenadora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco; professora de Geografia Humana do Curso de Geografia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); pesquisadora associada da RedeSist.

Fabio Stallivieri
Economista. Doutorando em Economia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador associado da RedeSist.

Francisco de Assis Costa
Economista – Ph.D em Economia, Frei Universität – Berlim; professor e pesquisador do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, do Programa de Pós-graduação em Economia e do Curso de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará; pesquisador associado da RedeSist.

Hamilton de M. Ferreira Jr.
Economista. Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador associado da RedeSist.

Helena M. M. Lastres
Economista – D.Phil. em Desenvolvimento Industrial e Política Científica e Tecnológica, SPRU, Sussex University, Inglaterra; pesquisadora-titular, Ibict/MCT; assessora chefe da Secretaria de Arranjos Produtivos e Inovativos e Desenvolvimento Local; membro da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Jair do Amaral Filho
Economista – pós-doutor e doutor em Economia pela Université de Paris XIII; professor-titular em Desenvolvimento Econômico no Departamento de Teoria Econômica (DTE); professor e pesquisador no Curso de Pós-graduação em Economia (Caen) da Universidade Federal do Ceará (UFC); coordenador do Grupo de Pesquisa sobre “Região, Indústria e Competitividade (RIC)” (CNPq-UFC); pesquisador associado da RedeSist.
E-mail: amarelo@fortalnet.com.br

José Eduardo Cassiolato
Economista – D.Phil. em Desenvolvimento Industrial e Política Científica e Tecnológica, SPRU, Sussex University, Inglaterra; professor e pesquisador do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) onde coordena a RedeSist.

Lúcia Maria Góes Moutinho
Economista – doutora em Economia da Empresa – FGV/SP; pós-doutorado em Economia Industrial na RedeSist/IE/UFRPE; professora da UFRPE e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Tecnologia e Empresa (Nete) do Departamento de Economia da UFPB/UFRPE/Fundaj; pesquisadora associada da RedeSist/IE/UFRJ.

Luciano Coutinho
Economista. Doutor em Economia pela Universidade de Cornell. Professor titular da Universidade de Campinas (Unicamp). Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Luciano Damasceno
Economista. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia.

Marco Antonio Vargas
Economista. Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador associado da RedeSist.

Maria Cristina Passos
Economista. Doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Mestrado em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Pesquisadora associada da RedeSist.

Paulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filho
Economista – doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); professor e pesquisador do Núcleo de Estudos em Tecnologia e Empresa (Nete) do Departamento de Economia da UFPB; pesquisador associado da RedeSist.

Sérgio Duarte de Castro
Economista – doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp); professor-titular do Departamento de Economia e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Universidade Católica de Goiás (UCG-GO); gerente de Atração e Promoção de Investimentos da Secretaria de Indústria de Comércio de Goiás (SIC); vice-presidente do Instituto de Gestão Tecnológica Farmacêutica (IGTF); pesquisador associado da RedeSist.

Thiago Reis Góes
Economista. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Coordenador de Estudos Especiais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

Wanderlino Demétrio Castro de Andrade
Economista. Doutorando em Desenvolvimento Sustentável na Universidade Federal do Pará.



Veja também

capa do livro

Do Desenvolvimento Global aos Sítios Locais

Uma crítica metodológica à Globalização

Henry Panhuys (tradução de Michel Thiollent)

capa do livro

Desafios de operação e desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde

Lia Hasenclever, Maria Auxiliadora Oliveira, Julia Paranhos e Gabriela Chaves (orgs.)

capa do livro

Brasil e Argentina

Políticas e trajetórias de desenvolvimento

Renato Boschi e Santiago Bustelo (Org.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 2

Uma década de evolução dos Arranjos Produtivos Locais

Marcelo G. Pessoa de Matos, Elaine Borin, José E. Cassiolato (Org.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 1

Sustentabilidade socioambiental em um contexto de crise

José E. Cassiolato, Maria Gabriela Podcameni, Maria Clara C. Soares

capa do livro

O tributo invisível

José Ricardo da Silva Nunes