capa do livro

Diva Lopes da Silveira e Elvino Ferreira (orgs.)

Diva Lopes da Silveira
Pedagoga (Universidade Estadual de Londrina/UEL, Pr., 1972). Possui M.A. (double major) em Sociologia e Psicologia Social (Ball State University, Muncie, Indiana, USA, 1975) e Ph.D. em RH (abordagem sociológica e psicossocial, Polytechnic of Central London, UK, 1984, atual University of Westminster); e Especialização em Educação a Distância para países em Desenvolvimento (London University, UK, 1990). É professora-pesquisadora aposentada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (1975-1995), tendo orientado vários bolsistas do CNPq (Iniciação Científica e Aperfeiçoamento), e nela continua colaborando para os mestrados em Ciências Ambientais e Florestais (1998-2008) e em Administração (1999-2008). É Professora-Pesquisadora (desde 1999) e Editora da Revista Científica (desde 2005), no Centro Universitário de Barra Mansa/UBM, RJ. Possui trabalhos e capítulos de livros (em português e inglês) publicados e profere palestras no Brasil e no exterior (desde 1978).

Elvino Ferreira
Zootecnista (UFRRJ/1987), possui especialização em Nutrição de Ruminantes (UFRRJ/1991); mestrado (UFRRJ/1995) e doutorado em Agronomia (UFRRJ/2002). Foi professor do Centro Universitário de Barra Mansa até 2006. É colaborador do Ministério da Educação, consultor ad hoc da Revista Ciência Rural e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect-MS). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Francisco Ricardo Calderaro Nogueira
Graduado (1979-1983) e mestre (1990-1993) em Medicina Veterinária. Bolsista do CNPq (1982) desenvolveu pesquisas em botulismo em bovinos. Pesquisador da Pesagro-Rio (1983) nas áreas de sanidade e reprodução animal em bovinos leiteiros, na Estação Experimental de Itaguaí, Itaguaí, RJ. Foi Diretor do Setor Agropastoril da Associação Comercial Industrial de Barra Mansa (1993). Professor universitário das Faculdades Integradas Sobeu (1996), atuou como Coordenador de Pesquisa. Com a transformação dessas Faculdades em Centro Universitário, UBM (1998), passou a coordenar, até os dias de hoje, o Curso de Medicina Veterinária do UBM. Atualmente, faz parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e do Conselho Municipal de Saúde Animal, Barra Mansa. É membro das Comissões Estaduais do Ensino da Medicina Veterinária e de Saúde Animal do CRMV-RJ. É Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa e membro do Conselho Superior Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, do Centro Universitário de Barra Mansa, UBM.

Ladário da Silva
Físico (UFRJ/1989), possui Mestrado (CBCF/1992) e Doutorado em Ciências Físicas (CBCF/1998) e Pós-doutorado (UFF/2000). Foi Professor ­Adjunto do Centro Universitário de Barra Mansa, sendo, atualmente, Professor Adjunto da Escola Naval e Membro de Corpo Editorial da Revista de Villegagnon e Professor Adjunto da UFRRJ. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Simulação Computacional, Biofísica, Origem da Vida, Propagação de Danos, Fenômenos Críticos e Física Estatística.

Alcino Camatta
Filósofo (Universidade de Mogi das Cruzes, SP, 1970); teólogo (Seminário Maior de Filosofia e Teologia do Espírito Santo, SP, 1953-1956); pós-graduado lato sensu em Psicopedagogia Religiosa (Instituto Superior de Pastoral Catequética, ISPAC, RJ, 1966); e em Filosofia (Centro Universitário de Barra Mansa/UBM, 1996). Exerceu pastoral intensa com a juventude, comunidades eclesiais e pastoral operária, como vigário (Paróquia de São Sebastião, Barra Mansa, 1962-69). Secularizou-se em 1970. Aprovado para lecionar nas FBM (atual UBM, desde 1973), as disciplinas Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação e Metodologia Científica; e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Rosemar Pimentel (Ferp, atual UGB, Volta Redonda, 1978-90). Participou do concurso público (Centro de Treinamento do Estado do Rio de Janeiro – Cetrerj, 1974), para Docente do Ensino Médio. Como docente de Filosofia e membro da Colônia de Imigrantes Italianos, participou do Intercâmbio Cultural na Província de Vêneto, Itália, promovido pelo Consulado Italiano do Espírito Santo (1982). Atuou como Gerente de Assuntos Educacionais e Culturais (Centro Regional de Educação, Cultura e Trabalho, 5ª Região Escolar, Estado do Rio de Janeiro, 1978-81); Gerente Financeiro do Mobral (1973-76); Secretário de Agricultura da P.M.B.M. (1998-91); e Chefe do Departamento de Técnicas de Ensino e Administração Escolar (UBM, 1990-91). Cofundador e Coordenador do Centro Assistencial de Formação Profissional (Barra Mansa – Cafop, 1969). Criou, em 1996, o Café Filosófico para a comunidade, contando com estudantes e docentes do UBM, em funcionamento até o momento. Lançou o Boletim Filosófico “Sofia”, para ensaios de artigos dos membros do Café Filosófico. É Cofundador e Presidente da Seaf – Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficas do Sul- fluminense (2006).

Amanda Cristina Laurindo da Silva
Iniciou, em 2006, sua participação nesta pesquisa, quando cursava Medicina Veterinário no UBM. Formou-se em 2007.

Bruno José Martini dos Santos
Iniciou sua participação em 2003 e formou-se em Medicina Veterinária em 2006; atualmente cursa o Mestrado em Patologia Animal na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ. É professor contratado pelo Centro Universitário de Barra Mansa para as disciplinas Anatomia Patológica I e II.

José Carlos de Souza Junior, Marcela Silva Freitas e Raquel Vital
Iniciaram participação nesta pesquisa em 2003, quando cursavam Medicina Veterinária/UBM. Formaram-se em 2007.

Marino Lourenço Coelho Júnior
Iniciou sua participação nesta pesquisa em 2006, quando cursava o 1º período letivo do curso de Medicina Veterinária/UBM. Atualmente, é monitor da disciplina Anatomia Patológica I.



Veja também

capa do livro

Saúde, Previdência e Assistência Social

Desafios e Propostas Estratégicas

Fátima Bayma de Oliveira e Istvan Karoly Kasznar (org.)

capa do livro

Hálito

Passo a passo para um hálito agradável

Paulo Nadanovsky e Silvia Britto

capa do livro

Administração da Assistência Suplementar à Saúde

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima (org.)