capa do livro

Marcos Arzua (Org.)

Eduardo Poggi da Rocha

Formado em Economia na Universidade do Estado da Guanabara, com especialização em Administração no IAG-PUC. Participou ainda de diversos cursos de aperfeiçoamento profissional. Iniciou sua carreira em 1968, na área financeira e de controladoria. Em 1975, ingressou no Grupo Servenco, empresa de destaque no setor imobiliário, onde foi controller e depois diretor financeiro a partir de 1976. Possui vasta experiência na área de construção civil; incorporação, compra e venda de imóveis; gestão de empreendimentos comercias, apart hotéis e shopping centers. Atua na área de consultoria desde 1994, quando fundou a Poggi da Rocha Consultoria Empresarial (epoggi@poggi.com.br).

Filipe Baptista Pires

Engenheiro de Produção pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro e mestrando em Economia pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC/RJ. Atualmente é sócio, diretor financeiro e consultor em gestão de patrimônio na MAP Consultoria Organizacional & Projetos. É certificado ANBIMA CPA-20. Tem certificação ANCORD como Agente de Investimento e experiência em modelagem com ênfase em gestão financeira, gestão de projetos, planejamento estratégico e inovação (CV Lattes – CNPq) (fpires@consultoriamap.com.br).

João Marcos Gomes de Amorim

Economista, graduado pela Universidade Federal Fluminense – UFF, com MBA em Controladoria e Finanças também pela UFF. Trabalhou de 1989 a 1993 na Servenco Construtora e de 1994 a 1995 nas Casas Pernambucanas, atuando na área de planejamento e orçamento. Desde novembro de 1995, trabalha na Poggi da Rocha Consultoria (jma@poggi.com.br).

Marcos Arzua Barbosa

Brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1964. Doutor em Ciências Econômicas – UCO/Espanha. Pesquisador (Neict/UFF) no campo do Desenvolvimento Local (CV Lattes – CNPq). Consultor em elaboração de projetos, tendo atuado junto a FAO e ao BIRD. Sócio-diretor da MAP Consultoria Organizacional & Projetos. Ensaísta e documentarista (marzua@consultoriamap.com.br).

Sergio Barbosa Villas-Boas

Professor associado da UFRJ desde 1991, no Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação e colaborador do Programa de Engenharia de Sistemas de Computação da Coppe/UFRJ, na área de otimização. Ph.D. em Engenharia de Controle por Chiba University - Japan - em 1988, MBA em Gestão do Conhecimento pelo CRIE em 2000. Empresário na área de Tecnologia de Informação, com especialidade em cloud computing e dispositivos móveis (smartphones e tablets). Web page: www.sbvb.com.br.

Sérgio Carvalho Cunha da Motta

Economista carioca nascido em 1959. Desenvolve a carreira de professor universitário desde 1986. Publicou artigos no campo da História Econômica pelo IFCS/UFRJ. Atuou em Desenvolvimento Regional no (extinto) Ministério do Interior. Trabalhou no IBGE – Coordenadoria de Renda e Emprego. Atualmente, é docente da Universidade Veiga de Almeida e economista na Divisão de Estudos de Demanda, da Eletrobras, elaborando cenários de demanda de energia elétrica; participa de grupo de trabalho para obtenção de créditos de carbono (seccmotta@hotmail.com).

Silvio Paulo Hilgert

Graduado em Administração de Empresas pela UNOESC. Especialista em Mercado de Capitais formado pela UFRGS/APIMEC-SUL. Pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial. Possui os certificados ANCORD (Agente de Investimento), ANBIMA-CPA-10 e CPA-20. Opera como assessor de investimentos na XP Investimentos Corretora. Realiza, regularmente, cursos e palestras para formação de colaboradores e investidores em produtos financeiros (renda fixa e variável). Atualmente, exerce o cargo de diretor acadêmico, palestrante e instrutor da XP Educação, onde ministra também treinamentos e Webinars sobre Mercado de Capitais, Financeiro e Finanças Pessoais, sendo responsável por todo conteúdo acadêmico da instituição (silvio.hilgert@xpe.com.br).



Veja também

capa do livro

Arranjos Produtivos Locais: Referencial, experiências e políticas em 20 anos da RedeSist

Marcelo P. Matos, José E. Cassiolato, Helena M. M. Lastres, Cristina Lemos, Marina Szapiro (orgs.)

capa do livro

Do Desenvolvimento Global aos Sítios Locais

Uma crítica metodológica à Globalização

Henry Panhuys (tradução de Michel Thiollent)

capa do livro

Desafios de operação e desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde

Lia Hasenclever, Maria Auxiliadora Oliveira, Julia Paranhos e Gabriela Chaves (orgs.)

capa do livro

Brasil e Argentina

Políticas e trajetórias de desenvolvimento

Renato Boschi e Santiago Bustelo (Org.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 2

Uma década de evolução dos Arranjos Produtivos Locais

Marcelo G. Pessoa de Matos, Elaine Borin, José E. Cassiolato (Org.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 1

Sustentabilidade socioambiental em um contexto de crise

José E. Cassiolato, Maria Gabriela Podcameni, Maria Clara C. Soares