capa do livro

Paula Mendes Lacerda (org.)

Paula Lacerda - Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ) e professora adjunta de Antropologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Erwin Kräutler - Bispo do Xingu

Ana Paula Santos Souza - Mestre em Agricultura Familiar Amazônica e Planejamento do Desenvolvimento Regional pela UFPA, sindicalista do meio rural, atualmente Coordenadora de Projetos da Fundação Viver, Produzir e Preservar, em Altamira, no Pará.

Alfredo Wagner Berno de Almeida - Mestre e doutor em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ). Atualmente, é bolsista FAPEAM junto à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e coordena o Projeto “Mapeamento social como instrumento de gestão territorial contra o desmatamento e a devastação: processo de capacitação de povos e comunidades tradicionais” – (BNDES/UEA). Coordena também o projeto “Centro de Ciências de Saberes: experiências de criação de Museus vivos na afirmação dos saberes e fazeres representativos dos povos e comunidades tradicionais” (MCTI/CNPQ/SECIS), realizado pela UEA em parceria com o Museu de Astronomia/MCTI.

Aurélio Vianna Jr. - Doutor em Antropologia Social.

Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith - Advogada e doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Pará (UFPA), bolsista Capes – processo nº 99999.011798/2013-00. Mestre em Direito pelo PPGD/UFPA. Professora Adjunta I do curso de Direito da Universidade da Amazônia (Unama). É, ainda, sócia-fundadora e voluntária da ONG Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais na Amazônia (Sodireitos). Trabalha com direitos humanos, direito da criança e do adolescente, tráfico de pessoas e gênero.

Jane Felipe Beltrão - Antropóloga e historiadora, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA) atuando nos programas de pós-graduação em Antropologia e Direito. Pesquisadora de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Paula Sampaio - Paula Sampaio nasceu em Belo Horizonte (MG), 1965. Escolheu viver em Belém(PA). Formada em Comunicação Social (UFPA), especialista em Semiótica (PUC/MG), optou pelo fotojornalismo e dedica-se a documentar processos de migração e colonização na Amazônia a partir do cotidiano de comunidades que vivem às margens de grandes projetos e estradas, principalmente nas rodovias Belém–Brasília e Transamazônica. Seus trabalhos já foram premiados pela Funarte/RJ, Mother Jones Fund for Documentary Photography /EUA, Fundação Vitae, Prêmio Porto Seguro Brasil Fotografia, FRM, Fundação Ipiranga, Secult/PA, Andi, Fenaj/DF e UFRS/Unicef/RS. Recebeu distinções do Iphan, Fundação Conrado Wessel, Humanity Photo Award/China, Instituto Marc Chagall e Finep. Possui obras nas coleções do MAM/SP, Masp/Pirelli, MACRS, Fundação Biblioteca Nacional/RJ, Enciclopédia Itaú Cultural, Joaquim Paiva, Fundación Comillas e ProDocumentales/Espanha, Fifty Crows/EUA, Tafos/Peru.

Maristela de Paula Andrade - Mestre e doutora em Antropologia Social pela FFLCH da USP e atual docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA. Coordenadora do Grupo de Estudos Rurais e Urbanos da mesma universidade.

Katiane Silva - Doutoranda em Antropologia Social.

Rosani de Fátima Fernandes - Pedagoga, mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará, atualmente é doutoranda em Antropologia no PPGA/UFPA.

Assis da Costa Oliveira - Professor de Direitos Humanos do Curso de Etnodesenvolvimento e da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFPA. Membro da coordenação executiva do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Advogado.

Ivaíde Rodrigues dos Santos - Acadêmico do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Etnodesenvolvimento.

Elianete de Sousa Guimarães e Elieide Assunção de Sousa - Discentes do curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento.



Veja também

capa do livro

Juventudes Indígenas

Estudos interdisciplinares, saberes interculturais - Conexões entre Brasil e México

Assis da Costa Oliveira e Lúcia Helena Rangel (orgs.)

capa do livro

Quebra a cabaça e espalha a semente

Desafios para um protagonismo indígena

Bruno Pacheco de Oliveira

capa do livro

O povo parente dos Buracos

Sistema de prosa e mexida de cozinha

Ana Carneiro

capa do livro

Quem tem medo de mal-assombro?

Religião e Infância no semiárido nordestino

Flávia Ferreira Pires