capa do livro

Renato Boschi e Santiago Bustelo (Org.)

Renato R. Boschi

Pesquisador 1-A do CNPq. PhD em Ciência Política (The University of Michigan), é professor titular no programa de doutorado em Ciência Política do IESP/UERJ. Professor titular aposentado da UFMG, lecionou também em várias universidades no exterior como mais recentemente, a City University of New York (Fulbright/CAPES Senior Scholar) e o Institut d’Études Politiques da Université de Toulouse 1, tendo atuado também como diretor associado de pesquisas da Maison des Sciences de l’Homme, Paris. Foi presidente da ANPOCS, vice presidente da IPSA, diretor executivo do antigo IUPERJ, entre outras posições desempenhadas.

É autor de vários trabalhos sobre grupos de interesse, empresariado e Estado, associativismo e democracia no Brasil e América Latina, entre os quais, mais recentemente, se destacam Empresários, Interesses e Mercado: Dilemas do Desenvolvimento no Brasil (Belo Horizonte: ED UFMG/IUPERJ, 2004) prêmio ANPOCS de melhor obra científica nas Ciências Sociais em 2005 e A difícil rota do desenvolvimento: empresários e a Agenda Pós-neoliberal (2007), ambos em coautoria com Eli Diniz; Variedades de Capitalismo, Política e Desenvolvimento na América Latina (2011), Development and Semi-Periphery: Post-neoliberal Trajectories in South America and Central Eastern Europe (2012). Atualmente, coordena o INCT Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento.

Santiago Bustelo

Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ, desenvolveu pesquisas acerca do Brasil, Argentina e China sob a orientação do professor Antônio Barros de Castro. Seus principais trabalhos acadêmicos voltam-se para o estudo dos modelos de desenvolvimento na América Latina e China desde uma perspectiva comparada, com ênfase nas políticas industriais e sistemas de inovação.

Atualmente, trabalha como pesquisador no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT/PPED) na área de Estado, variedades de capitalismo e desenvolvimento em países emergentes, e como Coordenador de Pesquisa e Análise do Conselho Empresarial Brasil-China.

Flavio Gaitán

Doutor em Ciência Política, IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), professor da UNILA (Universidade da Integração Latino-americana), pesquisador do INCT-PPED (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estragégias e Desenvolvimento) e pesquisador associado do NEIC-IESP (Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo). Coordenador do Grupo de Pesquisas sobre Instituições, Estado e Desenvolvimento da ALACIP.

Valdemar João Wesz Junior

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), com estágio sanduíche na Universidade de Bolonha (Itália), no doutorado de Economia e Estatística Agroalimentar. Graduado em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e Pesquisador no Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA/CPDA/UFRRJ).

Roberta Rodrigues Marques da Silva

Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Trabalhou como Analista Internacional nas Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras), entre 2010 e 2014. Atualmente, é Pesquisadora do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo (NEIC/IESP-UERJ) e Professora Adjunta do Ibmec Rio de Janeiro.

Ana Carolina Vieira de Oliveira

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Interesse nas áreas de Política Internacional, temas de Política Externa (ênfase na política externa brasileira e argentina), Integração Regional (ênfase em organizações na América Latina) e desenvolvimento. Atualmente é assistente de pesquisa do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED/IESP-UERJ).

Letícia Cordeiro Simões

Possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – bolsista CAPES) e graduação em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Educação La Salle - RJ. Suas áreas de interesse em pesquisa são: integração regional no Leste Asiático (ASEAN e ASEAN+3); desenvolvimento e regionalismo, política comparada e conflitos no Mar do Sul da China. Faz parte da Rede de Especialistas do International Centre for Trade and Sustainable Development (ICTSD). Desde Maio de 2013 é pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED/IESP-UERJ) e bolsista DTI 2 - CNPq.

Luis Miguel Donatello

Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris, e doutor em Ciências Sociais (Summa Cum Laude) pela Universidad de Buenos Aires. Atualmente atua como pesquisador assistente do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (CONICET), no Centro de Estudos e Pesquisas do Trabalho, e como Diretor e Professor do Departamento de Sociologia da Universidad Nacional del Litoral. Também é professor de graduação e pós-graduação na Universidad de Buenos Aires. Suas áreas de trabalho atualmente são: elites econômicas e política, nacionalismo e globalização e, teorias e metodologias de estudo das redes sociais. Foi professor convidado na Brown University e na EHESS.

Marlon Vinícius Brisola

Doutor em Ciências Sociais, com especialização em estudos comparados sobre as Américas (CEPPAC/UnB), Mestre em Ciências Agrárias, com especialização em Agronegócios (UnB), mestre em Administração de Empresas (FACECA/CNEC). Professor na Universidade de Brasília, na FAV e no Programa de Pós-graduação em Agronegócios (PROPAGA). Líder do Grupo de Estudos sobre a Competitividade e Sustentabilidade do Agronegócio (GECOMP/FAV/UnB) no CNPQ. Áreas de interesse: Desenvolvimento regional, redes e instituições no âmbito dos Sistemas Agroindustriais no Brasil e a América Latina; História Econômica e Sociologia dos Mercados. Membro do Grupo de Estudos Conexões Sociologia Econômica (CEPPAC/UnB), da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) e da Associação Latinoamericana de Sociologia (ALAS).

Moisés V. Balestro

Professor adjunto IV na Universidade de Brasília. Possui Doutorado em Ciências Sociais na UnB (2006) e Mestrado na UFRGS (2002). Está em fase de conclusão de seu pós-doutoramento da Goethe Universität em Frankfurt com bolsa da CAPES. Coordena o Grupo de Estudos Comparados em Sociologia Econômica (CNPQ) e atua no mestrado e doutorado do Centro de Pesquisa e Comparação sobre as Américas da UnB. É também membro colaborador do INCT-PPED. Possui artigos e capítulos de livro nas áreas de Estado e desenvolvimento,Variedades de Capitalismo e Sociologia Econômica.

Andrés del Río

Professor Adjunto de Ciência Política no IEAR na Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Publicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT- PPED), no Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Pesquisador Visitante na área de Ciência Política e Administração da Universidade de Salamanca, Espanha (2011). Doutor em Ciências Políticas pelo IESP-UERJ (2010). Foi Visiting Assistant in Research, Political Science, Graduate School, Yale University (Fall 2008, Spring 2009). Mestre em Estudos Internacionais, Universidade Torcuato Di Tella (2004). Possui graduação em Faculdade de Direito e Ciências Sociais, Universidade de Buenos Aires (2002).



Veja também

capa do livro

Do Desenvolvimento Global aos Sítios Locais

Uma crítica metodológica à Globalização

Henry Panhuys (tradução de Michel Thiollent)

capa do livro

Desafios de operação e desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde

Lia Hasenclever, Maria Auxiliadora Oliveira, Julia Paranhos e Gabriela Chaves (orgs.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 2

Uma década de evolução dos Arranjos Produtivos Locais

Marcelo G. Pessoa de Matos, Elaine Borin, José E. Cassiolato (Org.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 1

Sustentabilidade socioambiental em um contexto de crise

José E. Cassiolato, Maria Gabriela Podcameni, Maria Clara C. Soares

capa do livro

O tributo invisível

José Ricardo da Silva Nunes

capa do livro

Pedro e os lobos

Crônica da gestão de conflitos junto a empresas financeiras e medidas afins

Marcos Arzua (Org.)