capa do livro

Eduardo Ariel de Souza Teixeira (Org.)

Adriana Stella Chammas

“Empreteca” desde 2004, pelo Sebrae e pela Coppe-UFRJ, e designer pela ESPM-RJ. Graduada em Design, mas com ênfase em marketing. Participou de diversos cursos de embalagem, marketing e design. Mestre e doutoranda em Design pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) na linha de pesquisa Ergonomia e Usabilidade de Sistemas Informacionais. Premiada nas segunda, terceira e quarta edições do Concurso de Redação Unesco/Folha Dirigida, com impressão dos textos em edições em português, inglês e francês. Classificada por júri popular no concurso Panorama Internacional de Design – Centro Cultural dos Correios em novembro de 2005; classificada no 9º Concurso Universitário do Grupo de Mídia RJ em outubro de 2005; classificada no concurso de design do Museu Mexicano de Design (MUMEDI) “A la muerte com una sonrisa” em 2007. Atualmente, faz consultoria em usabilidade em diversas empresas especializadas em pesquisas no Rio e em São Paulo e dá aulas no curso de especialização em Ergonomia no CCE da PUC-Rio. É Google Global Developer – UX Expert.

Ana Amélia Erthal

Doutoranda pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação Social na linha de Tecnologia de Comunicação e Cultura (2009) pela Uerj. Bacharel em Comunicação Social pela UMC (1996). Professora (ESPM, Unesa, Uerj, UCam, Infnet). Pesquisadora associada ao Media Lab ESPM SP. Pesquisadora CAEPM (2011-2012). Consultora para Oi (2007-2009) e Fundação Roberto Marinho (2011-2013). Coordenadora do Núcleo de Design de Interação e Games (Ding) da ESPM RJ. Áreas de interesse: comunicação sensorial, inovação em tecnologias da comunicação, games e tecnologias interativas.

Camila da Silva Teixeira

Servidora pública e bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestranda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Graduada em Biblioteconomia pela Unirio, com MBA em Administração e Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e profissionalização em webdesigner pelo Senac. Atua em especial na área de divulgação de acervos em mídias digitais.

Cinthia Signorelli Ruiz Santamaria

Atualmente é gerente de conteúdo e design – Metatron. Professora na graduação de Design Gráfico e nos cursos de especialização de Design de Interface no Senac-RJ, Marketing e Design Digital na ESPM Rio, Ergodesign de Interfaces da PUC-Rio. Também é docente e palestrante no Infnet sobre temas de usabilidade, design e emoção. Tem experiência na área de design gráfico, design digital, marketing e ergodesign (usabilidade, arquitetura de informação e experiência do usuário).

Eduardo Ariel de Souza Teixeira

Graduado em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1999), pós-graduado em Design de Interface pela Unicarioca (2002), mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Pós-doutorado no Ibict concluído com supervisão da professora Lena Vania Ribeiro Pinheiro. Atualmente, na ESPM, é professor titular dos cursos de graduação em Comunicação Social e Design Gráfico. Leciona na pós-graduação em Marketing e Design Digital. Além disso, é professor do programa de mestrado em Gestão da Economia Criativa na linha de pesquisa de Design de inovação e de experiência. É pesquisador (40 h) e coordenador da graduação de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda). Na mesma IES, também coordena o mestrado profissional em Gestão da Economia Criativa (aprovado em 2015.1 pela Capes). Desde 2012 pesquisa o conceito de design de interação e seus desdobramentos para as áreas do design, da comunicação e do marketing. Também tem investigado as relações contemporâneas entre usuários, informação e tecnologia. Membro de comitês científicos de congressos em design no Brasil, articulista em diversos congressos em IHC, autor dos livros Design de Interação, de 2014, de autoria individual, e Economia Criativa, de 2015, em conjunto com a professora Sílvia Borges e demais professores do programa de mestrado em Gestão da Economia Criativa. Leciona no curso de pós-graduação em Ergodesign de Interfaces na PUC-Rio. É professor colaborador do mestrado profissional em Biblioteconomia na Unirio. Tem experiência na área de desenho industrial e direção de arte, com ênfase em comunicação digital, design de interfaces e interação humano-computador.

Fabiano da Fonseca Ramos

Profissional da área de comunicação social, orientado à docência, ao treinamento e à gestão da produção em artes gráficas e tecnologias digitais. Como produtor editorial, desenvolve há 10 anos projetos para clientes como Senai-RJ, Vale do Rio Doce, Gerdau, Ediouro, Associação de Escolas Católicas do Rio de Janeiro (AEC-RJ), entre outros. Como docente, atua em instituições de ensino superior como ESPM-RJ, IBMEC-RJ, Fatec/Senac-RJ, Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH) e Univercidade; e também em instituição de ensino técnico-profissional como o Centro de Tecnologia de Artes Gráficas/Senai-RJ. Atualmente, é professor RTI 40h na ESPM e participa do núcleo acadêmico Híbrida com o projeto do anuário criativo Forno.

Felipe Soares de Sá de Castro

Graduado em Design pela ESPM (2016). Tem experiência na área de desenho industrial.

Giovani Barreira Marangoni

Graduado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), com especialização em Publicidade e Propaganda, MBA em Gestão de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e mestrado pelo IBMEC Rio de Janeiro. Atualmente, é professor RTI 40h na ESPM. Também leciona no IBMEC-RJ. Fundador do núcleo acadêmico Híbrida na ESPM, onde lidera os projetos do Ouviu Ouviu e do ESPWEB. Fundador e diretor de uma agência de propaganda e de uma empresa de pesquisa de mercado – Elipse Comunicação de Marketing (www.agenciaelipse.com.br) desde 1997, e Posicione Pesquisa de Mercado (www.posicione.com.br), desde 2007 – das quais é acionista e executivo.

Helena Rodrigues de Paula

Graduada em Design pela ESPM (2012) e pós-graduada em Ergodesign de Intefaces e Arquitetura de Informação pela PUC-Rio (2014). Mestranda do programa de mestrado profissional em Gestão da Economia Criativa, na ESPM Rio, na linha de pesquisa em Design de Inovação e Experiência. Atualmente é user experience lead da Bemobi. Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em design digital.

Leonardo Marques de Abreu

Graduado em Desenho Industrial, é mestre e doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisador de ergonomia na área de interação humano-computador (IHC), mais especificamente a interação dos usuários com seus dispositivos móveis de comunicação. Articulista em vários congressos de IHC, escreveu um capítulo sobre usabilidade de celulares no livro Ergodesign de Interfaces. Leciona as disciplinas de Computação Gráfica nos cursos de Comunicação Social e Design. Ministra as disciplinas de Ergodesign e Prototipagem na pós-graduação de Design. É professor do mestrado de Gestão da Economia na linha de pesquisa de Design de inovação e de experiência. Na ESPM, também é chefe de departamento das disciplinas de Criação e Técnicas. Desenvolveu pesquisa sobre uso de celulares nas classes populares para o Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM). Também leciona no curso de especialização Ergodesign de Interfaces: Usabilidade e ­Arquitetura da Informação da PUC-Rio.

Luiz Eduardo Bordim

Graduado em Design pela ESPM (2012). Pós-graduado em Marketing Digital pela ESPM (2014). Atualmente, é designer de interação da Huge. Mestrando do programa de mestrado profissional em Gestão da Economia Criativa, na ESPM Rio, na linha de pesquisa em Design de Inovação e Experiência. Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em design digital.

Manoela Ferraz Moysés Nunes

Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio, 2015). Bibliotecária graduada pela Universidade Federal do Pará (2006). Pós-graduada em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2008). Atua, profissionalmente, na Biblioteca de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, RJ.

Maria Alice Gobbi

MBA em Marketing Digital pela ESPM e graduada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Metodista Ipa. Atualmente trabalha como analista de marketing digital na XP Investimentos como responsável pela comunicação do portal da XP Educação. Profissional da área de marketing e comunicação com forte experiência em marketing digital; desenvolvimento de estratégia de comunicação e posicionamento de marca no ambiente on-line, bem como implementação de projetos para o meio; mapeamento de cenários e segmentos web, planejamento de campanhas utilizando as principais ferramentas de comunicação digital; definição de KPIs, monitoramento de marca, acompanhamento de indicadores de campanhas, mensuração e análise de resultados; execução de marketing de conteúdo para mídias sociais e alinhamento das expectativas do consumidor com foco em aumento de leads.

Raphael Maurício Brickmann

Graduado em Design pela ESPM (2016). Atualmente é designer de interação DotLegend Mobile Apps. Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em design de interação.

Rodrigo Alves

Graduado em Design pela ESPM (2016). Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em design de interação.



Veja também

capa do livro

Design

Reflexões e experiências

Isabella Perrotta e Eliana Formiga (orgs.)

capa do livro

Consumo e Sociabilidades

Espaços, Significados e Reflexões

Sílvia Borges Corrêa, Michele de Lavra Pinto e Veranise Dubeux (Org.)

capa do livro

Economia Criativa

Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Sílvia Borges Corrêa (Org.)