A invenção da juventude violenta
Análise da elaboração de uma política pública
João Paulo Macedo e Castro
- Prefácio
- Introdução
- Nascimento do Programa Escolas de Paz no Estado do Rio de Janeiro
- Experiência-piloto
- Programa Escolas de Paz
- Desenho institucional
- Dilemas e tensões
- Caminhos e opções
- Fazendo Políticas Públicas
- Capítulo 1 A Unesco e a constituição de uma comunidade internacional
- O Instituto Internacional de Cooperação Intelectual (IICI)
- A Conferência dos Ministros Aliados da Educação (CMAE)
- 1945 – 1950: criação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)
- “Público” e “Privado” na origem da Unesco
- Estrutura organizacional
- Em busca da universalidade: construindo as bases da cooperação internacional
- Construindo a Organização, descentralizando a representação e centralizando as ações
- Descentralização 1: definindo princípios
- Definindo os papéis das agências internacionais (A/RES/44/211)
- Descentralização 2: Em busca da expansão através das Unidades fora da sede
- Capítulo 2 Definindo conceitos: juventude, violência e cidadania
- Construindo um problema social
- Construção de adesões e definição de vínculos conceituais
- Os jovens de Brasília – instituindo um compromisso teórico-conceitual
- Definindo conceitos e teorias. Construindo vínculos conceituais
- Capítulo 3 Tecendo redes: o projeto Juventude, Violência e Cidadania (1999)
- A consolidação de vínculos conceituais
- Ampliando as redes conceituais
- Construindo um jovem e uma juventude
- Definindo violências e construindo o jovem violento
- Cidadania: um problema de Estado
- Cidadania: um problema político
- Capítulo 4 Gerando sustentabilidade: etapas na construção de uma cultura de paz
- Cultura de Paz – breve histórico
- Prodoc – construindo uma pedagogia da democracia
- Capítulo 5 Ampliando as redes e definindo os espaços de intervenção
- Cultivando vidas e construindo formuladores de políticas públicas
- Instituindo um léxico. A gramática da ‘nova’ política pública
- Violências nas escolas – consolidando as estratégias de intervenção
- Considerações finais
- Referências bibliográficas
- Sobre o autor