capa do livro

Marcos Dantas e Marcelo Kischinhevsky (Org)

Adilson Vaz Cabral Filho

Professor do Curso de Comunicação Social e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do grupo de pesquisa Emerge – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. E-mail: acabral@comunicacao.pro.br.

Alexandre Barbalho

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas de Cultura e de Comunicação (CULT.COM). E-mail: alexandrealmeidabarbalho@gmail.com.

Camila Garcia Coelho

Jornalista e mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do CULT.COM. E-mail: camilagarciac@gmail.com.

César Bolaño

Foi fundador e primeiro presidente da ULEPICC-Brasil, criador dos Grupos de Trabalho (GTs) de Economia Política da INTERCOM e da ALAIC, entidade da qual é o atual presidente. Formado em Jornalismo, com mestrado e doutorado em Economia, é professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma universidade e colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Catedrático IPEA-CAPES para o desenvolvimento, com estudo sobre o conceito de cultura em Celso Furtado. Diretor da revista Eptic Online, coordena o grupo CEPOS, no CNPq, vinculado ao Observatório de Economia e Comunicação da UFS. Linhas de pesquisa atuais: economia política da internet e televisão brasileira na era digital. E-mail: bolano@ufs.br.

Gaëtan Tremblay

Professor associado na Universidade do Québec em Montréal. Co-fundador do Grupo de pesquisa interdisciplinária sobre a comunicação, a informação e a sociedade (GRICIS), tem 20 livros publicados e vários artigos sobre as indústrias culturais e midiáticas, políticas públicas, educação a distância e a sociedade da informação, em francês, inglês, espanhol e português. Foi também diretor do Centro de Estudos e de Pesquisa sobre o Brasil (2004-2010). E-mail: gje_tremblay@yahoo.ca.

Heitor da Luz Silva

Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) e docente do curso de graduação em Comunicação Social do Unifoa. E-mail: htr428@gmail.com.

João Batista de Abreu

Jornalista, sociólogo, professor associado do Departamento de Comunicação Social e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Concluiu mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou no Jornal do Brasil, Rádio Jornal do Brasil, O Globo, TV Globo, Jornal do Commercio e Folha de S.Paulo, entre outros veículos de comunicação. Como pesquisador, realiza estudos nas áreas de Linguagem Jornalística, Planejamento Editorial, Política da Comunicação, Rádio e Jornalismo Esportivo. E-mail: joaobajr@uol.com.br.

João Guilherme de Melo Peixoto

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE). E-mail: joaogmpeixoto@gmail.com.

Juliana Marques de Carvalho

Mestre em Comunicação Midiática pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Faculdade de Arquitetura, Arte e Comunicação – Unesp Campus Bauru-SP. Membro do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) E-mail: jmarquescarvalho@hotmail.com.

Juliano Maurício de Carvalho

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (mestrado profissional), docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática (mestrado acadêmico) e do Curso de Jornalismo, líder do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC/Unesp). E-mail: juliano@faac.unesp.br.

Leonel Aguiar

Professor do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), ministra aulas no Programa de Pós-Graduação e exerce a coordenação do Curso de Comunicação. Possui Doutorado e Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com graduação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: leonelaguiar@puc-rio.br.

Luis A. Albornoz

Formado em Ciencias de la Comunicación pela Universidad de Buenos Aires. Doutor pela Facultad de Ciencias de la Información da Universidad Complutense de Madrid. É professor-pesquisador no Departamento de Periodismo y Comunicación Audiovisual da Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), onde coordena a linha de pesquisa “Economía política de los medios audiovisuales”, no grupo de pesquisa Televisión-cine: memoria, representación e industria (TECMERIN). Entre 2007 e 2013 presidiu a Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación (ULEPICC-Federação). Foi diretor do Observatorio de Cultura y Comunicación da Fundación Alternativas (2008-2010) e assessor da Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). E-mail: laalbornoz@yahoo.com.

Luiz Artur Ferraretto

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mesma instituição onde atua como professor no curso de Jornalismo. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (2007-2010). Autor dos livros Rádio – O veículo, a história e a técnica, Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40) e Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20. E-mail: luiz.ferraretto@uol.com.br.

Marcelo Kischinhevsky

Professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ) e doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: marcelok@uerj.br.

Marcos Dantas

Professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ, membro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM da ECO/UFRJ) e em Ciências da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ), é diretor da ULEPICC-Brasil. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, possui graduação em Comunicação pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e mestrado em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Realiza estudos e pesquisas sobre Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, políticas públicas em tecnologias digitais, TV digital, internet, propriedade intelectual, regulamentação dos meios de comunicação etc. E-mail: mdantas@inventhar.com.br.

Patrícia Bandeira de Melo

Pesquisadora associada e professora do Mestrado em Ciências Sociais para o Ensino Médio da Fundação Joaquim Nabuco. Doutora em Sociologia e mestre em Comunicação pela UFPE. É membro do Núcleo de Pesquisa Sociofilo, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança e do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Regional e Urbano e Políticas Públicas.

Patrícia Maurício

Professora do Departamento de Comunicação Social da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como jornalista, trabalhou em diversas emissoras de rádio e TV e em jornais, como O Globo, O Dia, TV Bandeirantes e Rádio Jornal do Brasil AM. E-mail: patriciamauricio@puc-rio.br.

Ricardo Ferreira Freitas

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Pós-doutorado em comunicação pelo CEAQ/Sorbonne (2007), doutorado em Sociologia pela Universidade René Descartes-Paris (1993), mestrado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (1990) e graduado em Relações Públicas pela UERJ. Autor de artigos e livros sobre Comunicação e cidade no Brasil e no exterior. Líder do grupo cadastrado no CNPq “Comunicação urbana, consumo e eventos”. E-mail: rfreitas@uerj.br.

Ruy Sardinha Lopes

Ruy Sardinha Lopes é doutor em Filosofia pela FFLCH-USP. Professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, São Carlos, presidente da ULEPICC-Brasil (2010-2014) e coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-USP). Pesquisador da economia política da cultura e da arte é também autor do livro Informação, Conhecimento e Valor (ed. Radical Livros).

Sonia Aguiar

Doutora em Comunicação/Ciência da Informação, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). E-mail: saguiar.ufs@uol.com.br.

Thiago Rodrigues

Publicitário e mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador do CULT.COM. E-mail: rodriguesthiago.ce@gmail.com.

Zamira Achang González

Jornalista e mestre em Política Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: zamira.achang@gmail.com.



Veja também

capa do livro

O Rio de Janeiro dos imigrantes

Páginas de uma cidade de muitos povos

Camila Escudero

capa do livro

Efeito e Recepção

A interpretação do processo receptivo em duas tradições de investigação sobre os media

Itania Maria Mota Gomes

capa do livro

Comunicação escrita

A busca do texto objetivo

Maria Clara Jorgewich Cohen

capa do livro

Aumenta que isso aí é Rock and Roll

Mídia, Gênero Musical e Identidade

Jeder Janotti Jr

capa do livro

Etnografia e consumo midiático

Novas tendências e desafios metodológicos

Bruno Campanella e Carla Barros (orgs.)

capa do livro

Música, som e cultura digital

Perspectivas comunicacionais brasileiras

Simone Pereira de Sá, Beatriz Polivanov e Simone Evangelista