capa do livro

Desenvolvimento, emoção e relacionamento na escola

Contribuições da Psicologia para a Educação

Andrea Goldani, Marco Aurélio Togatlian e Rosane de Albuquerque Costa

  • Apresentação
  • Relacionamento professor aluno – da Educação Infantil ao Ensino Médio
    Marco Aurélio Togatlian
    • Introdução
    • As interações sociais na escola
    • O relacionamento professor-aluno
    • O desenvolvimento do Juízo Moral
    • A prática educativa e a natureza do juízo moral
    • O relacionamento professor-aluno na Educação Infantil
    • O relacionamento professor-aluno no Ensino Fundamental
    • O relacionamento professor-aluno no Ensino Médio
    • Considerações finais
    • Referências
  • Intervenção com o Programa de Enriquecimento Instrumental junto a portadores do TDA/H
    Andrea Goldani
    • Problemas de aprendizagem – TDA/H
    • Programa de Enriquecimento Instrumental – proposta de intervenção
    • Fatores distais e proximais do desenvolvimento – influência da experiência de aprendizagem mediada
    • Outras formas de intervenção – escola e família
    • Referências
  • O fracasso escolar como sintoma social
    Rosane de Albuquerque Costa
    • Da disciplina ao controle
    • O poder disciplinar na escola
    • Na época contemporânea, as sociedades de controle
    • A construção social da subjetividade
    • O fracasso da escolarização no Brasil
    • O fracasso escolar como sintoma social
    • Referências

Veja também

capa do livro

Escritos pedagógicos

A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos

Anna Maria Lunardi Padilha

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga