Desenvolvimento, emoção e relacionamento na escola
Contribuições da Psicologia para a Educação
Andrea Goldani, Marco Aurélio Togatlian e Rosane de Albuquerque Costa
- Apresentação
- Relacionamento professor aluno – da Educação Infantil ao Ensino Médio
Marco Aurélio Togatlian
- Introdução
- As interações sociais na escola
- O relacionamento professor-aluno
- O desenvolvimento do Juízo Moral
- A prática educativa e a natureza do juízo moral
- O relacionamento professor-aluno na Educação Infantil
- O relacionamento professor-aluno no Ensino Fundamental
- O relacionamento professor-aluno no Ensino Médio
- Considerações finais
- Referências
- Intervenção com o Programa de Enriquecimento Instrumental junto a portadores do TDA/H
Andrea Goldani
- Problemas de aprendizagem – TDA/H
- Programa de Enriquecimento Instrumental – proposta de intervenção
- Fatores distais e proximais do desenvolvimento – influência da experiência de aprendizagem mediada
- Outras formas de intervenção – escola e família
- Referências
- O fracasso escolar como sintoma social
Rosane de Albuquerque Costa
- Da disciplina ao controle
- O poder disciplinar na escola
- Na época contemporânea, as sociedades de controle
- A construção social da subjetividade
- O fracasso da escolarização no Brasil
- O fracasso escolar como sintoma social
- Referências