capa do livro

Intelectuais Partidos

Os comunistas e as mídias no Brasil

Marco Roxo e Igor Sacramento

  • Apresentação 
  • Marco Roxo e Igor Sacramento
  • I. OS INTELECTUAIS E AS POLÍTICAS CULTURAIS COMUNISTAS
    • O PCB e a organização do campo intelectual brasileiro (Muniz Gonçalves Ferreira)
    • Intelectuais, esquerdas e cultura no Brasil: os anos 1930 (Ana Paula Palamartchuk)
    • Graciliano no fio da navalha: cooptação, engajamento e resistência (Dênis de Moraes)
    • O PCB e a resistência cultural comunista (1964-1968) (Marcos Napolitano)
  • II. AS MÍDIAS COMUNISTAS
    • Imprensa comunista e formação de quadros no período 1954-1964 (Marcelo Badaró Mattos) 
    • A imprensa comunista e a experiência democrática: cotidiano carioca e programação cultural nas páginas dos jornais (1945-1958) (Jayme Lúcio Fernandes Ribeiro)
    • Craques e bambas comunistas: as relações entre a cultura partidária e a cultura popular durante a legalidade do PCB (1945-1947) (Valéria Lima Guimarães)
    • A batalha das ideias: resistência cultural e mercado editorial brasileiro da década de 1960 (Rodrigo Czajka)
  • III. OS COMUNISTAS NAS MÍDIAS
    • A identidade profissional à esquerda: as relações entre jornalismo e comunismo no Brasil (Marco Roxo)
    • Dramaturgos de esquerda: experiências estéticas e políticas do Brasil do século XX (Rosangela Patriota)
    • Cineastas comunistas no Brasil (Arthur Autran)
    • Dias Gomes e a intelectualidade comunista nas modernizações midiáticas: rádio e televisão (1944-1979) (Igor Sacramento)
  • Sobre os organizadores 
  • Sobre os autores

Veja também

capa do livro

Brasil Século XXI

Na Expectativa da Revolução Social e Ambiental

Lincoln de Abreu Penna

capa do livro

Violência, política e ideologia

Análise das capas do jornal O Globo nos anos de 1994 e 1995

Ricardo Ribeiro Baldanza

capa do livro

Audiovisuais contemporâneos

desafios de pesquisa e metodologia

Bruno Campanella, Érica Ribeiro, Joana d’Arc de Nantes (orgs.)

capa do livro

Encontros e Caminhos dos Estudos do Consumo no Brasil

Lívia Barbosa, Fátima Portilho, Flavia Galindo e Silvia Borges (orgs.)