capa do livro

Práticas pedagógicas e sujeitos criativos

potencialidades e desafios

Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo-Nery

  • Apresentação
  • Prefácio
  • Introdução
  • CAPÍTULO 1: A sociedade capitalista do Século XXI e seus imperativos com base no conhecimento
    • 1.1 Conhecimento e informação: definição e distinção 
    • 1.2 A intensificação do imperativo do conhecimento na sociedade capitalista do século XXI
    • 1.3 Mentes empreendedoras: a necessidade de uma perspectiva ampliada 
    • 1.4 Capacidade criativa: a necessidade de superação de mitos 
    • 1.5 Novas respostas demandadas dos cursos de pedagogia na sociedade capitalista do século XXI: uma breve reflexão
  • CAPÍTULO 2: Práticas Pedagógicas e o desenvolvimento de mentes criativas: potencialidades e desafios
    • 2.1 Potencialidades das práticas pedagógicas criativas 
    • 2.2 Revelando a (difícil) realidade das práticas pedagógicas: alguns dos desafios a serem superados 
      • 2.2.1 Incidência de atividades lúdicas e de uso da literatura infantil nas escolas pesquisadas 
      • 2.2.2 Situações de ensino-aprendizagem e criatividade nas escolas pesquisadas: aspectos formativos da literatura infantil 
      • 2.2.3 Comentários conclusivos 
  • CAPÍTULO 3: A fantasia e o ato de brincar na construção da criatividade do adulto 
    • 3.1 Algumas memórias da infância: uma breve crônica 
    • 3.2 Alguns reflexos das fantasias e criatividade da infância na vida profissional 
  • CAPÍTULO 4: A brincadeira e a fantasia em minhas atividades de ensino 
    • 4.1 Projeto de extensão “Atividades corporais, artísticas, literárias e musicais para crianças de 5 a 10 anos” 
    • 4.2 Projeto “Como aprender e fantasiar com as histórias infantis: uma viagem com os personagens da literatura infantil” 
    • 4.3 Projeto “Linguagem e literatura infantil na sala de aula”
    • 4.4 Projeto “Formação do leitor” 
  • CAPÍTULO 5: As atividades lúdicas na minha prática de ensino: uma visão prática 
    • 5.1 Projeto de extensão “Atividades corporais, artísticas, literárias e musicais para crianças de 5 a 10 anos” 
      • 5.1.1 Oficina de literatura infantil 
      • 5.1.2 Oficina de brinquedoteca 
    • 5.2 Atividade desenvolvida no âmbito da disciplina literatura infantil 
    • 5.3 Miniprojeto “A importância da atividade criadora na educação infantil” 
  • CAPÍTULO 6: Comentários finais 
  • Referências 

Veja também

capa do livro

Escritos pedagógicos

A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos

Anna Maria Lunardi Padilha

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga