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Disciplina na Escola e Constituição da Subjetividade

Rosane Albuquerque Costa

  • Apresentação
  • Introdução
  • Caracterização da investigação
  • O que estamos considerando como educação
    • Educação e formação
    • A educação como processo de sujeição?
    • A disciplina como controle e adestramento
    • A indisciplina como um ato político
  • O processo de homogeneização e a constituição dos sujeitos desejantes
    • A pulsão e o corpo
    • A pulsão de morte e a pulsão de vida
    • Prazer e realidade (satisfação e adiamento)
    • A pulsão de morte como sinônimo de diferença
    • O homem da cultura
    • Eros e Thanatos – A morte e a recriação da vida
    • A agressividade voltada contra o próprio sujeito
    • Pulsão, homogeneização e diferenciação
  • Apresentação da pesquisa e interpretação dos dados recolhidos
    • A distribuição espacial
    • As leis e as normas
    • A constituição das subjetividades
  • Conclusão
  • Anexo – Processos utilizados para se conseguir disciplina e orientação de conduta
  • Referências bibliográficas

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