Disciplina na Escola e Constituição da Subjetividade
Rosane Albuquerque Costa
- Apresentação
- Introdução
- Caracterização
da investigação
- O que estamos considerando
como educação
- Educação
e formação
- A educação
como processo de sujeição?
- A disciplina como
controle e adestramento
- A indisciplina como
um ato político
- O processo de homogeneização
e a constituição dos sujeitos desejantes
- A
pulsão e o corpo
- A pulsão
de morte e a pulsão de vida
- Prazer e realidade
(satisfação e adiamento)
- A pulsão
de morte como sinônimo de diferença
- O homem da cultura
- Eros e Thanatos
A morte e a recriação da vida
- A agressividade
voltada contra o próprio sujeito
- Pulsão, homogeneização
e diferenciação
- Apresentação
da pesquisa e interpretação dos dados recolhidos
- A
distribuição espacial
- As leis e as normas
- A constituição
das subjetividades
- Conclusão
- Anexo Processos
utilizados para se conseguir disciplina e orientação de conduta
- Referências bibliográficas