capa do livro

Isabella Perrotta e Eliana Formiga (orgs.)

Eliana Formiga
Coordenadora e professora de projetos do curso de graduação em design da ESPM RJ e professora do mestrado em economia criativa da mesma instituição. Graduada em desenho industrial pela Esdi-Uerj (1972), mestre em design pela PUC-Rio (2002) e doutora em design pela PUC-Rio (2012) na linha de pesquisa de Ergonomia Informacional. Desenvolve pesquisas na área de ergonomia, principalmente nos temas: informacional, compreensibilidade, pictogramas, sinalização e símbolos. Sócia-gerente da ELF Eliana Formiga Des. Ind. Ltda. desde 1988, atuando na área de comunicação visual em identidade visual, embalagem e editorial. Professora da Faculdade da Cidade (UniverCidade) de 1989 a 2005. Autora do livro Símbolos gráficos: métodos de avaliação de compreensão (Blücher, 2012).

Isabella Perrotta
Designer e historiadora. Atua no mercado de design gráfico, em ensino e pesquisa acadêmica, e em curadoria de projetos culturais. Doutora em história pela FGV-Rio, mestre em design pela PUC-Rio, especialista em ergonomia pela FGV-Rio e designer pela Esdi-Uerj. É professora adjunta dos cursos de design e publicidade e propaganda da ESPM Rio, onde coordena a linha de design do mestrado profissional em Gestão da Economia Criativa.

Alexandre Salomon
Doutorando pela Escola Superior de Desenho Industrial da Uerj; mestre em design pelo Centro Universitário do Senac de São Paulo, na área de comunicação e cognição, com a dissertação Tipografia Arquitetônica Nominativa Carioca; bacharel em desenho industrial pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (2006) e em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996). Tem mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas criativas nos campos do design gráfico e da comunicação. Participou de projetos editoriais, de identidade visual, de programação e visual de ponto de venda, produziu manuais de marcas para o designer Hans Donner e é embaixador do Comité del Diseño Latino pela Universidad de Palermo (Buenos Aires).

André Beltrão
Designer, especialista em marketing e mestrando em design. É professor nos cursos de design da ESPM RJ e PUC-Rio e diretor de criação no Studio Creamcrackers, designer membro da ADG e ilustrador membro da SIB. Foi editor assistente da 2AB Editora, onde coordenou a série Manual do Freela, e desde 2010 é diretor de arte do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL) e programador visual do Centro de Referência Cultura Infância (CRCI).

Beatriz Russo
Graduada em design, especialista em atores humanos, mestre e doutora em experiência emocional pela TU Delft, na Holanda. Atua há mais de 10 anos como consultora, pesquisadora, educadora e coach em inovação guiada pelo design. Como consultora, trabalha ajudando empresas a enxergar oportunidades e desenvolver produtos, serviços, processos e relacionamentos mais valiosos e sustentáveis. Coordena e atua em projetos, facilitando o processo de inovação (facilitação criativa), criando experiências de relacionamento com clientes e colaboradores, desenvolvendo projetos educacionais de mudança de cultura e reeducação empresarial. Tem em sua lista de clientes a Nokia (DE), Motorola (EUA), Sara Lee (NL), L’Oréal Paris (FR), TomTom (NL), Mongeral Aegon (BR/NL), PHILIPS Design (NL), Itaú (BR), Fundação Avina (BR), entre outros.

Camila Rodrigues
Camila é mestre em design pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi-Uerj). Graduada em design gráfico e em comunicação social, ambas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM Rio). Seus principais temas de pesquisa são a autoria no design, identidade dos designers, linguagens e mídia. É sócia do estúdio LabLab Design, trabalhando em projetos gráficos e editoriais. Contato: camila@lablab.com.br.

Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Graduado em comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1999), pós-graduado em design de interface pela Unicarioca (2002), mestre em design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e doutor em design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Pós-doutorado no Ibict concluído com supervisão da professora Lena Vania Ribeiro Pinheiro. Atualmente, na ESPM, é professor titular e pesquisador (40H) e coordenador da graduação de comunicação social (publicidade e propaganda). Na ESPM, também coordena o mestrado profissional em Gestão da Economia Criativa (aprovado em 2015.1 pela Capes). Desde 2012 pesquisa o conceito de design de interação e seus desdobramentos para as áreas do design, da comunicação e do marketing. Também tem investigado as relações contemporâneas entre usuários, informação e tecnologia. É professor colaborador do mestrado profissional em biblioteconomia na Unirio. Tem experiência na área de desenho industrial e direção de arte, com ênfase em comunicação digital, design de interfaces e interação humano-computador.

Luciano Tardin
Graduado em comunicação visual (PUC-RJ, 1991). Atua no mercado como designer e consultor desde então. Profissional liberal, sempre trabalhou de forma autônoma, seja à frente de uma empresa ou como freelancer, desenvolvendo projetos de alta a baixa complexidade para empresas de diferentes segmentos e portes. A ourivesaria artesanal e o mestrado em história da arte (Escola de Belas Artes/UFRJ) levaram à docência. Leciona desde 1995, sempre nas áreas de design e criação. Coordenador da área de design da pós-graduação e chefe de área na graduação em design da ESPM RJ. Hoje, doutorando em engenharia de produção pela Coppe/UFRJ, segue ligando os pontos design, inovação, criatividade.

Vera de Abreu Lima
Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio. Graduada em desenho industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj), com habilitação em projeto de produto e comunicação visual. Experiência na área de design com ênfase em programação visual, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de design e ergonomia, design gráfico de material impresso e pesquisa nas áreas do design e ergonomia relativos à informação ao paciente.

Viviane Merlino Rodrigues
Designer e doutoranda em design pela PUC-Rio. Graduou-se em comunicação visual (1998), especializou-se em história da arte e da arquitetura no Brasil (2004) e concluiu o mestrado em design (2009) pela PUC-Rio. Atualmente é professora e pesquisadora dos cursos de design, jornalismo e publicidade da ESPM Rio. Atua na linha de pesquisa Comunicação, Cultura e Arte. Possui experiência nos campos de design gráfico e videografismo. Na PUC-Rio, é pesquisadora doutoranda do Grupo Barthes, coordenado pela professora dra. Denise Portinari.



Veja também

capa do livro

Rio de encontros

Impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade

Eduardo Ariel de Souza Teixeira, Ilana Strozenberg, Sílvia Borges Corrêa e Teresa Guilhon (orgs.)

capa do livro

Cidades criativas

Aspectos setoriais e territoriais

João Luiz de Figueiredo e Diego Santos Vieira de Jesus (orgs.)

capa do livro

Interfaces com o design de interação

Eduardo Ariel de Souza Teixeira (Org.)

capa do livro

Consumo e Sociabilidades

Espaços, Significados e Reflexões

Sílvia Borges Corrêa, Michele de Lavra Pinto e Veranise Dubeux (Org.)

capa do livro

Economia Criativa

Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Sílvia Borges Corrêa (Org.)