capa do livro

Quando a conversa sobre sexo chega à escola

Concepções, contradições e perspectivas de professores e seus alunos

Ricardo Desidério

  • Prefácio
    César Nunes

  • Apresentação. E o mundo bate à porta da escola

  • Introdução. Das curiosidades e inquietações ao desejo constante de saber

  • Capítulo I. Os companheiros teóricos
    • A sexualidade e a educação sexual
      • Educação Sexual e/ou Orientação Sexual
      • A Educação Sexual e seus objetivos
      • A sexualidade e a diversidade sexual

  • Capítulo II. A caminhada entre novos amigos
    • Procedimento de coleta
    • A metodologia de análise de dados
      • Pré-análise
      • Exploração do material
      • Tratamento dos resultados e interpretação
    • Caracterização dos participantes da pesquisa
      • GEES – Grupo de Estudos sobre Educação Sexual

  • Capítulo III. O diálogo com os professores
    • Informação sobre o tema sexualidade
      • A sexualidade como processo natural
      • Percebendo mudanças nas suas próprias atitudes
      • A sexualidade relacionada ao ato sexual
      • O sexo como parte integrante da sexualidade
    • Dificuldade em falar sobre sexualidade
      • A Educação Sexual como facilitadora do falar sobre
      • A repressão sexual como causadora da dificuldade em falar sobre
      • Insegurança na utilização das palavras
      • A Formação Continuada como facilitadora
    • Lidando com a diversidade sexual
      • Desmistificando o preconceito
      • Aprendendo a conviver com homossexuais
      • Lidando com o preconceito em sala
      • A homossexualidade presente no contexto escolar
    • A importância do tema sexualidade
      • Falta de iniciativa na família
      • Grande interesse por parte dos alunos
    • Manifestando nossa sexualidade
      • Masturbação
      • Do natural ao constrangimento/omissão
    • Análise dos questionários dos alunos

  • Capítulo IV. Sexualidade e educação sexual: concepções, contradições e perspectivas

  • Referências bibliográficas

Veja também

capa do livro

Escritos pedagógicos

A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos

Anna Maria Lunardi Padilha

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga