De rodas, varejeiras e outros jeitos de aprender e ensinar
Elizabeth Tunes, Zoia Prestes e Roberto Bartholo (orgs.)
Apresentação
Canto popular rural brasileiro: aprender e ensinar além dos muros da escola
As comunidades visitadas
Canto popular rural brasileiro
Alguns modos de ensinar-aprender o canto popular rural
Referências
Ninguém aprende choro na escola
Referências
A escola entra na roda
Referências
Anísio Teixeira e Martin Buber: diálogos da Escola de Pesca de Piúma
A Escola de Pesca de Piúma
Teixeira e Buber dialogam
Protagonistas da Escola de Pesca de Piúma dialogam com Teixeira e Buber
Referências
Bases psicológicas da atividade musical: implicações para a educação musical
O sistema musilinguístico: origens comuns da fala e da expressão musical
Bases psicológicas das estruturas musicais: a experiência estética
A peculiaridade da vivência musical
A educação musical
Referências
As ideias pedagógicas da Rússia pós-revolucionária e as ideias dos pioneiros da Educação Nova no Brasil
A formação do homem novo: ideia comum em países diferentes
Os principais atores do pensamento pedagógico soviético e os idealizadores da Educação Nova
Os pioneiros da Educação Nova
Conclusão
Referências
Políticas públicas de educação especial no Brasil: inclusivas ou excludentes?
Referências
A importância do resgate de saberes populares no ensino de ciências
Métodos de conservação de alimentos
A fabricação de geleia de morango
A fabricação de geleia de mocotó
Concluindo
Referências
Educação matemática na sociedade digital
Sociedade da informática: cultura digital
A escola
Educação matemática
Referências