Comunicação, Cultura e Consumo
A (des)construção do espetáculo contemporâneo
João Freire Filho e Micael Herschmann (org.)
- Introdução
- João Freire Filho e Micael Herschmann
- Parte 1: Teoria e
história do espetáculo
- Usos (e abusos)
do conceito de espetáculo na teoria social e na crítica
cultural - João Freire Filho
- Do espetáculo
monárquico ao evento da multidão - Barbara Szaniecki
- Parte 2: Encenações
contemporâneas: cinema, espetáculo e mercado
- Periferia industrial
e periferia fashion: Dois momentos do cinema brasileiro - Angela
Prysthon e Rodrigo Carrero
- Cidade de Deus
e suas discursividades: Entre espetacularizações e apropriações
- Paulo Jorge Ribeiro
- Parte 3: Dinâmicas
identitárias na sociedade da imagem
- O espetáculo
da metamorfose identitária nos reality shows de intervenção
- Bianca Freire-Medeiros e André Werneck de A. Bakker
- Paradoxos da autenticidade:
Gênero, estilo de vida e consumismo nas revistas femininas juvenis
- João Freire Filho
- Parte 4: Os jovens
e a politização do espetáculo
- Sociedade do espetáculo
e resistência juvenil: Estratégias midiáticas na formulação
de uma contracultura - Ana Julia Cury de Brito Cabral
- Espetacularização
e alta visibilidade: A politização da cultura hip-hop
no Brasil contemporâneo - Micael Herschmann
- Parte 5: Arte e
espetáculo
- O choque do real:
Estéticas do realismo e cultura midiática - Beatriz Jaguaribe
- Arte e medi-ação:
Reflexões sobre violência e representação -
Santiago Villaveces-Izquierdo
- O espetáculo
e a demanda do real - Karl Erik Schøllhammer
- Parte 6: A espetacularização
dos conflitos na Cidade Maravilhosa
- A imprensa e o
espetáculo da violência no Rio de Janeiro contemporâneo
- Lorraine Leu
- Mídia, pânico
moral e o funk carioca - João Freire Filho e Micael
Herschmann
- As duas margens
midiáticas do Rio de Janeiro - Nízia Villaça
- Sobre os autores