Área do Conhecimento > Comunicação

capa do livro

Audiovisuais contemporâneos

desafios de pesquisa e metodologia

Bruno Campanella, Érica Ribeiro, Joana d’Arc de Nantes (orgs.)

O livro reúne textos com reflexões e análises do campo do audiovisual contemporâneo. As investigações privilegiam não somente produtos consolidados, como também novas configurações do audiovisual ligadas às plataformas digitais.

capa do livro

Encontros e Caminhos dos Estudos do Consumo no Brasil

Lívia Barbosa, Fátima Portilho, Flavia Galindo e Silvia Borges (orgs.)

Realizado pela primeira vez em 2004, o ENEC se constituiu como o primeiro espaço acadêmico do Brasil, no âmbito das ciências sociais, e tem como tema central de debates o consumo e as relações com a materialidade nas suas mais diferentes perspectivas.

capa do livro

Corpos, imaginários e afetos nas narrativas do eu

Denise da Costa Oliveira Siqueira (org.)

O colóquio Narrativas do Eu: Corpos, Imaginários e Afetos (Corps (UERJ), Lampe (UERJ) e Faperj) deu origem a esse livro. Tomado como lugar onde a cultura e a subjetividade se inscrevem, o corpo é mobilizado como suporte e fábrica de representações.

capa do livro

Ensaio sobre a pergunta

Uma teoria da prática jornalistica

Maria Luiza Franco Busse

A autora destaca a importância da pergunta, do questionamento e do olhar crítico na formação das novas gerações.

capa do livro

Divulgação científica

faces em reflexão

Mario Newman de Queiroz (org)

O material que reunimos neste livro provém de reflexões sobre a divulgação científica a partir de diferentes áreas: da comunicação, da biologia, da área de saúde, da medicina veterinária, de letras e da história.

capa do livro

Poesias e Contos

Bernadete Prado e Marco Beja (orgs)

Este livro representa a coroação de um sonho, sonho de educadores que há muito almejavam um espaço em que se pudesse ajudar os estudantes a aperfeiçoar seus conhecimentos em língua portuguesa e desenvolver a criatividade.

capa do livro

Políticas periféricas para um design responsável

Beatriz Russo e Lilyan Berlim (orgs.)

Ao organizarmos este livro, entendemos que a responsabilidade socioambiental é central às atividades objetivas e subjetivas do design.

capa do livro

Design e Economia Criativa

ensaios para um campo plural

Mirella De Menezes Migliari (org.)

Neste livro, pretende-se passear por diversos setores compreendidos pelo design, dos mais tradicionais, em que ainda se projetam produtos industrializados, aos mais recentes, a fim de enaltecer as pontes construídas pelo designer.

capa do livro

Nostalgias e mídia

No caleidoscópio do tempo

Lucia Santa Cruz e Talitha Ferraz (orgs.)

Trata-se da primeira obra publicada em português dedicada inteiramente a pesquisas sobre os agenciamentos entre nostalgia e mídia, que contribuí para a consolidação de uma temática de pesquisa que ganha cada vez mais relevância nos estudos de memória.

capa do livro

Repensando o lazer a partir da cultura digital

Rafael Fortes e Juliana de Alencar Viana (orgs.)

A obra é fruto de debates realizados no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGIEL/UFMG), especialmente na linha de pesquisa Identidade, Sociabilidades e Práticas de Lazer.

capa do livro

E o samba, sambou?

Retrospectiva do carnaval da última década

Ana Erthal, Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Eliana de Lemos Formiga (orgs.)

Este livro celebra essa parceria de pesquisa entre a ESPM e a Riotur apresentando os dados mais relevantes das pesquisas em seus respectivos anos e contando detalhes de narrativas nem sempre óbvias.

capa do livro

A Comunicação Multissensorial

Compreendendo modos de sentir

Ana Erthal

Ana Erthal dá significado, com sólida base científica, às estratégias de comunicação mercadológica planejadas para criar vínculos memoráveis em seus públicos-alvo.

capa do livro

TeleVisões

Reflexões para além da TV

Ariane Holzbach e Mayka Castellano (org.)

Temos neste livro um espaço oportuno para observar analiticamente essa multiplicidade, cientes de que, a cada toque no controle remoto, na tela do celular, no cursor do mouse ou nos botões do joystick, a televisão estará ali.

capa do livro

Rio de encontros

Impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade

Eduardo Ariel de Souza Teixeira, Ilana Strozenberg, Sílvia Borges Corrêa e Teresa Guilhon (orgs.)

No livro, ao lado de uma síntese dos principais conteúdos desses debates, o leitor encontrará sete artigos de professores da ESPM, que ampliam e aprofundam as questões neles abordadas.

capa do livro

Cidades criativas

Aspectos setoriais e territoriais

João Luiz de Figueiredo e Diego Santos Vieira de Jesus (orgs.)

Este livro examina aspectos setoriais das cidades criativas e investiga os méritos e as limitações das iniciativas implementadas no desenvolvimento dos setores criativos nesses territórios.

capa do livro

Ontem, Hoje e Sempre

Maria Lúcia Gomes de Matos

O livro Ontem, Hoje e Sempre nos traz uma boa amostra de que o tempo cronológico (chronos) de fato não coincide com o tempo da experiência vivida (kairós) por cada um de nós, nas diversas fases e momentos de nossa existência.

capa do livro

O Rio de Janeiro dos imigrantes

Páginas de uma cidade de muitos povos

Camila Escudero

Mapeia os jornais impressos de imigrantes que circularam na cidade ao longo do tempo a fim de verificar de que maneira esses periódicos registraram a capital fluminense em diferentes épocas.

capa do livro

Design

Reflexões e experiências

Isabella Perrotta e Eliana Formiga (orgs.)

Variados assuntos reunidos sob a égide do design, tangenciando-se ou afastando-se: alguns trabalham com conceitos abstratos, outros com exemplos concretos. Alguns remetem ao passado histórico, outros apontam para as tendências futuras.

capa do livro

Gestão da Marca

Estratégia e marketing

Fred Tavares

Este livro analisa as teorias, os conceitos e os fundamentos da marca e sua importância para a gestão empresarial, interligando as áreas de estratégia, marketing, ciência sociais e humanas.

capa do livro

Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Mariza Russo

Esta obra, de caráter didático, se constitui em uma compilação de temas fundamentais na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

capa do livro

Efeito e Recepção

A interpretação do processo receptivo em duas tradições de investigação sobre os media

Itania Maria Mota Gomes

Este livro tem como tema dois dos conceitos-chave da reflexão contemporânea sobre os fenômenos da comunicação: efeitos e recepção.

capa do livro

Comunicação escrita

A busca do texto objetivo

Maria Clara Jorgewich Cohen

Escreva com clareza em português culto. Produza textos formais partindo da fala. Revise a gramática sem complicações. Escreva bem em qualquer mídia e faça apresentações criativas.

capa do livro

Aumenta que isso aí é Rock and Roll

Mídia, Gênero Musical e Identidade

Jeder Janotti Jr

O consumo musical roqueiro, antes de ser uma forma de escapar das amarras do mercado, é uma forma de negociação com as possibilidades oferecidas pelas sociedades contemporâneas.

capa do livro

Etnografia e consumo midiático

Novas tendências e desafios metodológicos

Bruno Campanella e Carla Barros (orgs.)

Reflete acerca da crescente complexificação de práticas cotidianas atravessadas pelas tecnologias de comunicação e as formas de estudá-las que tomam como ponto de partida as abordagens etnográficas.

capa do livro

A gênese da Academia Brasileira de Letras

Waldemar Costa

Obra literária com fatos sociais, políticos e festivos paralelos ao período da fundação da ABL. Contém 50 fotos do Rio de Janeiro da época.

capa do livro

Interfaces com o design de interação

Eduardo Ariel de Souza Teixeira (Org.)

Material rico, plural e original sobre o design de interação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento.

capa do livro

Música, som e cultura digital

Perspectivas comunicacionais brasileiras

Simone Pereira de Sá, Beatriz Polivanov e Simone Evangelista

Celebra os 10 anos do LabCult/UFF,que protagoniza algumas das pesquisas mais relevantes na área de música, som, mídia e tecnologia, posicionando-se sempre na vanguarda das reflexões da área.

capa do livro

40 vozes do Rio

Avaliações e propostas culturais para uma cidade única

Carla Branco e Carlos Alberto Messeder (org.)

Avaliações e propostas culturais para uma cidade única

capa do livro

Quebra a cabaça e espalha a semente

Desafios para um protagonismo indígena

Bruno Pacheco de Oliveira

Busca mostrar, por meio do estudo do acesso de indígenas às novas mídias, a construção de novas estratégias e formas de mobilização que permitem romper com atitudes coloniais que ainda hoje marcam a vida dessas populações.

capa do livro

O povo parente dos Buracos

Sistema de prosa e mexida de cozinha

Ana Carneiro

O povo dos Buracos, no sertão norte-mineiro, apresentado de acordo com seus modos de comer e de conversar, que o aproxima e o distingue de outros povos.

capa do livro

Reportagem Policial

Percepções e desafios no cotidiano jornalístico

José Amaral Argolo

Esta obra oferece, aos jovens jornalistas e demais interessados no tema, exemplos de como proceder diante de situações imprevistas e/ou de intensidade máxima na prática do jornalismo policial.

capa do livro

Nossa TV Digital

O cenário internacional da apropriação social da digitalização da TV

Adilson Cabral

A obra investiga como iniciativas comunitárias de televisão, no Brasil e na Espanha, se apropriam dos processos tecnológicos e regulatórios, na busca por amparos legais de suas atividades.

capa do livro

Tecendo rupturas

O processo da recriação televisual de Dom Casmurro

Adriana Pierre Coca

Mais do que comparar Capitu a Dom Casmurro, este livro examina o resultado das fricções e dos contágios entre as diferentes linguagens artísticas e matrizes culturais existentes na produção televisual.

capa do livro

Comunicação, linguagem e análise do discurso

Notas do Seminário de Oratória

Antônio Augusto Braighi (org.)

O livro traz uma coletânea de textos produzidos no âmbito dos Seminários de Oratória, realizado em Belo Horizonte (MG/Brasil) de 2012 a 2014.

capa do livro

Conexões Fotográficas

André Soares Monat e Barbara Szaniecki (orgs.)

O livro busca complementar as análises acerca da autenticidade da imagem fotográfica pelo viés tecnológico, com análises que apostam em outras abordagens.

capa do livro

Ciberpublicidade

Discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática

Guilherme Nery Atem, Thaiane Moreira de Oliveira e Sandro Tôrres de Azevedo (orgs.)

Este livro mapeia uma nova realidade da Publicidade - a Ciberpublicidade - a partir de diferentes olhares, teorias e métodos.

capa do livro

Webtelejornalismo

Letícia Renault

Telejornal X Web. Telejornal na web. Webtelejornalismo traz a primeira pesquisa que enfrenta a questão de como o telejornalismo produzido no Brasil transbordou para o ciberespaço em busca de expandir seu território de enunciação e público para a internet.

capa do livro

Intensidades Eróticas

A questão gay em debate

Carlos Alberto Messeder Pereira

A publicação reúne artigos que suscita uma reflexão em torno das práticas afetivas e sexuais entre homens, os diferentes modos como esses relacionamentos foram percebidos e classificados ao longo dos anos.

capa do livro

Políticas públicas e pluralidade na comunicação e na cultura

Marcos Dantas e Marcelo Kischinhevsky (Org)

A coletânea reúne artigos selecionados que revelam um painel das discussões ocorridas em 2012 durante o 4ª Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil).

capa do livro

Profissão: Famoso

Como gerenciar imagens de sucesso

Karla Ikeda

O livro traz o entendimento das formas de gerenciamento de carreira artística e postura profissional para o alcance de uma carreira consolidada e imagem influente, relacionando marcas empresariais ao personal branding.

capa do livro

Filosofia da Diferença e a Ciência da Informação

Solange Puntel Mostafa

Este livro propõe a traçar um percurso que vai da Epistemologia à Filosofia da Ciência da Informação, um espaço aberto entre a Ciência e a Filosofia através de um entendimento contemporâneo da área e setores afins.

capa do livro

Narrativas da Cidade

Perspectivas multidisciplinares sobre a urbe contemporânea

Milton Julio Faccin, Maria Alice de Faria Nogueira, Élida Vaz (orgs.)

O livro discute desde a questão do corpo e da mobilidade nas urbes até a fotografia como memória do espaço citadino, fazendo jus às dimensões caóticas da vida urbana.

capa do livro

Análise de Telejornais

Um modelo de exame da apresentação e estrutura de noticiários televisivos

Antônio Augusto Braighi

Este livro pretende gerar padrões sintéticos que permitam analisar como e com que intuito os telejornais se organizam e estabelecem discursos por meio de sua estrutura e de seus métodos de apresentação.

capa do livro

Intelectuais Partidos

Os comunistas e as mídias no Brasil

Marco Roxo e Igor Sacramento

Este livro apresenta os significados do comunismo no Brasil, os órgãos de difusão cultural do partido e a presença dos comunistas nos meios de comunicação.

capa do livro

Turismo entre diálogos

Interpretações sobre gestão, política, cultura e sociedade

Nara Maria Carlos de Santana (Org.)

Esta obra busca compreender o crescimento do turismo enquanto fenômeno social influenciador da sociedade.

capa do livro

Latino-americanos em diáspora

usos de mídias e cidadania das migrações transnacionais

Denise Cogo

Este livro apresenta uma análise da produção, gestão e circulação das mídias desenvolvidas pelos migrantes latino-americanos e a criação de espaços midiáticos multiterritoriais.

capa do livro

Terrorismo e mídia

José Amaral Argolo

Esta obra é o resultado da experiência do autor como jornalista e testemunha de episódios da história brasileira. Nele o autor discorre sobre as conexões entre o Jornalismo, a Ciência Política e a História.

capa do livro

Pensando e Fazendo Jornalismo Audiovisual: a experiência do projeto TJ UFRJ

Beatriz Becker, Juliana Teixeira e Lara Mateus

O livro apresenta o conceito de jornalismo audiovisual e, entre outras coisas, a experiência do laboratório e do site TJ UFRJ.

capa do livro

Horizontes do Jornalismo

Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticas profissionais

Marcelo Kischinhevsky, Fabio Mario Iorio e João Pedro Dias Vieira (orgs.)

Reunião de artigos e pesquisas que procuram dinamizar a discussão sobre o Jornalismo

capa do livro

Imaginários de Cinema

Denise Trindade (org.)

Parte da premissa que as imagens cinematográficas, embora frágeis e insuficientes para falar e mostrar o mundo, podem abrir nossa percepção para outros modos de ver, sentir e saber, sobretudo quando associadas a domínios diversos.

capa do livro

Cidadania e cultura digital

Apropriações populares da Internet

Catarina Tereza Farias de Oliveira e Márcia Vidal Nunes (org.)

O encontro entre a comunicação feita pelos movimentos sociais e populares e as tecnologias da informação e comunicação, especialmente a Internet.

capa do livro

Mídia, humor e política

A charge da televisão

Carlos Renan Samuel Sanchotene

Articulação de três formas discursivas – política, televisão e humor – mediante criativa metodologia analítica que pretende examinar como o gênero do telejornal e o humor que com ele se articula fala, hoje, da política

capa do livro

Celebridades

A influência nos padrões de consumo no Brasil

Cristiane Zovin

Analisa o mecanismo da fama e a importância das celebridades nos mecanismos de consumo no Brasil a partir da ação publicitária de uma importante loja de varejos junto a uma megamodelo brasileira.

capa do livro

Comunicação e sustentabilidade

Conceitos, contextos e experiências

Angela Schaun e Fred Utsunomiya (org.)

Primeiro de uma série de coletâneas voltadas para discutir e pensar a questão da Sustentabilidade que emerge com urgência no mundo contemporâneo como um dos grandes desafios no campo da Comunicação.

capa do livro

Rádio, Cidadania e Campanhas Eleitorais (1998-2008)

Marcia Vidal Nunes

Analisa o impacto da midiatização do fazer político no horário eleitoral gratuito no rádio, no período de 1998 a 2008.

capa do livro

Na trilha do disco

Relatos sobre a indústria fonográfica no Brasil

Irineu Guerrini Jr. e Eduardo Vicente (org.)

Oferece um cenário bastante abrangente, tratando de aspectos como história, características regionais, distribuição, divulgação e perspectivas da indústria fonográfica.

capa do livro

Ensino de Jornalismo em tempos de convergência

Elias Machado e Tattiana Teixeira (orgs.)

Conjunto de artigos relacionados com o ensino do jornalismo na era da convergência tecnológica, resultantes das pesquisas da equipe da UFSC que participa da Rede Procad.

capa do livro

Pesquisa social mediada por computador

Questões, metodologia e técnicas qualitativas

Telma Johnson

Trata de pesquisa qualitativa mediada por computador e aborda como a Internet vem sendo usada como ferramenta de coleta de dados e os tipos de métodos aplicados nos estudos dos fenômenos sociais nos espaços on-line.

capa do livro

Mídia e religião

Entre o mundo da fé e o do fiel

Viviane Borelli (org.)

O livro enfoca as problemáticas do campo da Comunicação Midiática, tomando como questão a prática religiosa e sua expressão como produção de sentidos.

capa do livro

Isto é simulação

A estratégia do efeito de real

Maria Inês Accioly

O objetivo principal deste livro é analisar as implicações éticas e estéticas da reconfiguração em curso e reunir elementos para uma definição robusta do conceito de simulação, que supere o evidente antagonismo entre fingimento e experimento.

capa do livro

Esfera Pública, Redes e Jornalismo

Ângela Marques, Caio Túlio Costa, Cláudio Novaes Pinto Coelho et al.

Reúne os professores do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero a professores e pesquisadores convidados, para refletir sobre o tema da esfera pública, das redes e do jornalismo.

capa do livro

Nos bastidores da Wikipédia lusófona

Percalços e conquistas de um projeto de escrita coletiva on-line

Telma Johnson

A autora trata da rede social on-line que opera nos bastidores da enciclopédia Wikipédia Lusófona, criada em 2002, seguindo o modelo do projeto original em língua inglesa Wikipedia, lançado em 2001.

capa do livro

Sociabilidade, Comunicação e Política

A experiência estético-comunicativa da Rede MIAC na cidade de Salvador

Cíntia SanMartin Fernandes

A autora busca compreender as relações entre comunicação e sociedade no contexto das sociedades pós-modernas. Para tanto, se concentra nas experiências reais de um movimento social da cidade de Salvador, na Bahia.

capa do livro

Saiu da história para entrar nas revistas

Enquadramentos da memória coletiva sobre Getúlio Vargas em Veja, Realidade e Time

Eliza Bachega Casadei

Busca investigar algumas questões referentes aos usos da história no jornalismo. Como a era Vargas tem sido utilizada para explicar e dar sentido a eventos da atualidade?

capa do livro

Sparsae

José Amaral Argolo

Trinta e três textos divididos entre reportagens biográficas, entrevistas, artigos, ensaios, fragmentos de diários e algumas memórias pessoais, além de trabalhos ligados à Comunicação Social e, muito especialmente, ao Jornalismo.

capa do livro

Desconstruindo McLuhan

O homem como (possível) extensão dos meios

Wilson Oliveira Filho

A proposta deste livro é a desconstrução da ideia central de Marshall McLuhan em sua principal obra, Os meios de comunicação como extensões do homem, sob o ponto de vista técnico/estético.

capa do livro

Identidades midiáticas

Memória e representação

Iluska Coutinho e Paulo Roberto Figueira Leal (orgs.)

Reúne uma série de reflexões sobre o binômio Mídia-Identidades, em algumas de suas numerosas manifestações.

capa do livro

Comunicação e tecnologias

Bruno Fuser e Carlos Pernisa Jr. (orgs.)

Conjunto de artigos de integrantes do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Tecnologias”, vinculado ao Mestrado em Comunicação e Sociedade, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

capa do livro

Jornalismo e linha editorial

Construção das notícias na imprensa partidária e comercial

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Busca entender como a linha editorial influencia na produção e na transmissão de material jornalístico de cunho informativo.

capa do livro

Introdução à História da Comunicação

Pablo Laignier e Rafael Fortes (organizadores)

Reúne, de forma sintética, os conteúdos básicos da disciplina História da Comunicação.

capa do livro

Para além do sensacionalismo

Uma analise do telejornal Brasil Urgente

Lígia Lana

Uma analise do telejornal Brasil Urgente

capa do livro

As ideias no lugar

Tecnologia, mística e alteridade na cultura contemporânea

Marcio Tavares dAmaral (org.)

Resultado das mesas temáticas e apresentações do evento em comemoração aos 25 anos do Programa Transdiciplinar de Estudos Avançados (Idea), ligado à Escola de Comunicação da UFRJ.

capa do livro

Tv Mariano Procópio

Representação e pioneirismo na história audiovisual de Juiz de Fora

Livia Fernandes de Oliveira

Resgata a história da pioneira TV Mariano Procópio, emissora que funcionou em Juiz de Fora no começo da década de 1960.

capa do livro

Informação para o desenvolvimento e a formação de recursos humanos especializados

Regina Celia Montenegro de Lima

Estudo comparativo de SIPP em diferentes países, que aponta para a relevância da identificação das necessidades de informação e da formação de profissionais habilitados.

capa do livro

Novas mídias digitais (audiovisual, games e música)

Impactos políticos, econômicos e sociais

Fábio Villares (org.)

Autores de várias áreas apresentam suas visões a respeito da revolução tecnológica nas mídias, com ênfase no crescimento dos games.

capa do livro

Comunicação e Cultura Visual

Potiguara Mendes da Silveira Jr. e Iluska Coutinho (orgs.)

Os textos reunidos neste volume mobilizam os campos das Artes e da Comunicação para analisar a cultura visual contemporânea e refletir sobre as implicações da sociedade das imagens.

capa do livro

New Digital Media

Audiovisual, Games and Music

Fábio Villares (org.)

Authors of the most diverse backgrounds, with completely different analytical apparatuses, give their view about the consequences of the media revolution, emphasizing especially the growth of games.

capa do livro

Poética da música underground

Vestígios do Heavy Metal em Salvador

Jorge Cardoso Filho

A partir das análises de canções de heavy metal de bandas da cidade de Salvador, o autor oferece recursos para analisar e criticar a música massiva, seja underground ou mainstream.

capa do livro

Histórias, Culturas e Territórios Negros na Educação

Reflexões docentes para uma reeducação das relações étnico-raciais

Alexandre do Nascimento, Amauri M. Pereira, Luiz Fernandes de Oliveira, Selma M. da Silva (orgs.)

Experiências na perspectiva de reeducação das relações étnico-raciais entre estudantes e professores.

capa do livro

As Luminárias do Medo

Vida, Paixão e Morte do Jornalismo Policial no eixo Rio de Janeiro-São Paulo

José Amaral Argolo

Estudo sobre um dos gêneros mais populares do jornalismo, a crônica policial.

capa do livro

Comunicação, cultura e sustentabilidade

Desenvolvimento sustentável nos APLs de Cabo Frio e Santo Antonio de Pádua

Carlos Alberto Messeder Pereira e Patrícia Reis

Propõe analisar o papel dos campos da comunicação e da cultura na criação de planos de ação e gestão que permitam o desenvolvimento local sustentável.

capa do livro

Produção colaborativa na sociedade da informação

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima e Rose Marie Santini

O conceito de produção colaborativa parte do trabalho imaterial e da cooperação no trabalho para produzir um contraponto à linha de montagem da indústria moderna.

capa do livro

Comunicação para a Cidadania

Caminhos e impasses

Bruno Fuser (org.)

Abordagens distintas sobre a comunicação cidadã no Brasil.

capa do livro

Desafios da petroquímica brasileira no cenário mundial

Quem ganha e quem perde no redesenho da produção

Viviane Mottin

Aponta as deficiências do segmento petroquímico no Brasil, como a carência de uma política industrial dirigida ao subsegmento da transformação de plásticos, potencial gerador de empregos e renda.

capa do livro

Luiz Carlos Sarmento

Crônicas de uma Cidade Maravilhosa

José Amaral Argolo e Gabriel Collares Barbosa (orgs.)

Coletânea de reportagens e crônicas do repórter Luiz Carlos Sarmento, que trabalhou em alguns dos principais jornais e revistas do País.

capa do livro

Economia Política da Comunicação

Interfaces brasileiras

Valerio Cruz Brittos e Adilson Cabral (orgs.)

Resultado dos trabalhos apresentados no I Encontro do Ulepicc Brasil, a obra visa estreitar as interfaces entre a Economia Política da Comunicação e outras subáreas da disciplina.

capa do livro

Daqui desse lugar

100 artigos sobre Jornalismo, Política e Pertencimento

Vitor Menezes

Os textos reunidos neste livro são frutos de uma prática jornalística de posicionamento em relação à realidade. Negando a chamada teoria do espelho – onde o jornalismo apenas refletiria o real – o articulista assume a sua potencial interferência na vida p

capa do livro

Televisão e Política no Brasil

A Rede Globo e as Interpretações da Audiência

Mauro P. Porto

Premiada pela INTERCOM como a Melhor Tese de Doutorado de 2001, o livro inclui um marco teórico abrangente e sofisticado sobre comunicação política, cidadania e a recepção dos conteúdos da mídia, além de um estudo detalhado sobre a recepção e os efeitos d

capa do livro

Cenários, teorias e epistemologias da comunicação

Jairo Ferreira (Org.)

O livro contempla artigos de investigadores de diversos programas de pós-graduação no Brasil que vêm refletindo sobre epistemologia, teorias e métodos na pesquisa em comunicação.

capa do livro

Imprensa e política no Brasil

A militância jornalística do proletariado

Lincoln de Abreu Penna

Este livro reúne estudos sobre Imprensa e Política no Brasil, tais como os jornais progressistas ao longo de boa parte da história do Brasil, para que o leitor perceba a força e a presença desse instrumento de luta dos setores populares.

capa do livro

Feios, sujos e malvados

políticos, juízes e a campanha eleitoral de 2002 na TV

Fabro Steibel

Fabro Steibel pinta um quadro abrangente e original do fenômeno da campanha eleitoral negativa tendo em vista um exemplo concreto: as eleições presidenciais de 2002.

capa do livro

Usabilidade de interfaces web

Avaliação heurística no jornalismo on-line

Antonio Luis Lordelo Andrade

O autor faz uma análise da usabilidade de interfaces gráficas, na qual várias medidas são utilizadas para determinar a satisfação do usuário em contextos específicos, tendo como objeto de estudo um jornal on-line brasileiro.

capa do livro

O rádio sem onda

Convergência digital e novos desafios na radiofusão

Marcelo Kischinhevsky

Neste trabalho o leitor encontrará uma síntese da trajetória do rádio nas últimas décadas e das possibilidades que estão se delineando para seu futuro, entre eles o podcasting e o rádio digital por assinatura. Um futuro que oscila entre a democratização d

capa do livro

Escuta Sonora

Recepção e cultura popular nas ondas das rádios comunitárias

Catarina Tereza Farias de Oliveira

O livro discute o modelo radiofônico da sociedade brasileira e explora a diferença significativa da prática das radiadoras em relação às FMs comunitárias. Levanta também questões sobre a própria constituição cultural dos segmentos populares e como eles se

capa do livro

Entrevistas que fazem pensar

Idéias e Resultados

Maria Lúcia Gomes de Matos

Trata-se de uma série de entrevistas com personalidades, líderes em seus segmentos profissionais, visando provocar reflexões sobre a valorização humana e todas as suas correlações.

capa do livro

Irmãs de fé

Tradição e turismo no Recôncavo Baiano

Armando Alexandre Costa de Castro

Este trabalho é uma contribuição singular para o conhecimento do Recôncavo, mais precisamente Cachoeira e, em especial, a Irmandade da Boa Morte.

capa do livro

AIDS - 2ª edição

Uma epidemia de informações

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima

Aborda todos aspectos dos primórdios do conhecimento da doença, seus reflexos sociais e comportamentais e de disseminação da informação. Apresenta uma visao ampla e multidisciplinar sobre o tema, que nao é exclusivo da medicina.

capa do livro

Mídia, interculturalidade e migrações contemporâneas

Denise Cogo

O trabalho visa ao entendimento das estratégias de construção midiática das migrações contemporâneas por uma amostra de 10 mídias impressas no cenário brasileiro.

capa do livro

Mídia de Chocolate

Estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação

Inês Sílvia Vitorino Sampaio, Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante e Alessandra Carlos Alcântara

Este livro proporciona material valioso para ampliar a compreensão sobre a re-significação da infância e da adolescência, a partir do acesso que têm à mídia.

capa do livro

O Samba em Rede

Comunidades virtuais, dinâmicas identitárias e carnaval carioca

Simone Pereira de Sá

O universo das listas de discussão on-line sobre o Carnaval carioca é o tema deste livro, que busca compreender o fenômeno da comunicação mediada por computador a partir de uma perspectiva etnográfica.

capa do livro

O Espaço em Perspectiva

Suely Fragoso

Este livro discute o modelo perspectivo adotado pelo ocidente desde o século XV e o nosso modo de perceber o espaço e de representá-lo visualmente.

capa do livro

MP3

Música, Comunicação e Cultura

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima e Rose Marie Santini de Oliveira

Contém um CD com seis canções originais

capa do livro

Coleção Entrevistas

Conversando com o Formador / Entrevistas em Destaque

Maria Lúcia Gomes de Matos

Pacote de 2 livros da autora, contendo entrevistas com especialistas em várias áreas de conhecimento, com o objetivo de oferecer material de aula para alunos de Comunicação Social.

capa do livro

Comunicação, Cultura e Consumo

A (des)construção do espetáculo contemporâneo

João Freire Filho e Micael Herschmann (org.)

Os artigos reunidos nesta coletânea contemplam diferentes facetas da construção e da contestação do espetáculo na atualidade.

capa do livro

Admirável Chip Novo

A música na Era da Internet

Rose Marie Santini

O texto trabalha as relações entre música e novas tecnologias, sob a base de competência e sensibilidade que operam em sintonia fina

capa do livro

Discurso Publicitário e Consumo

Uma Análise Crítica

Fred Tavares

Este livro é um pequeno ensaio para o breve diálogo que se pode estabelecer entre Publicidade, Filosofia, Lingüística, Sociologia e Psicologia.

capa do livro

Informação e Regulação da Assistência Suplementar à Saúde

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima

A informação funcionando como elemento estratégico no processo de regulação do mercado de saúde suplementar.

capa do livro

Analisando Telenovelas

Maria Carmem Jacob de Souza (org)

Este livro apresenta o resultado das reflexões desenvolvidas no seminário Metodologias de Análise de telenovelas, realizado em 2003 (PosCom/UFBA) com apoio do CNPQ.

capa do livro

Telejornalismo on-line em debate - sem CD-ROM

Anais do 1º Seminário de Telejornalismo on-line Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Héris Arnt e Antonio Brasil

Conferências e debates realizados durante o encontro de Telejornalismo e Novas Tecnologias, organizado durante o lançamento do programa de telejornalismo on-line (TJUERJ). Um produto dentro de uma perspectiva multimidiática.

capa do livro

Telejornalismo on-line em debate - com CD-ROM

Anais do 1º Seminário de Telejornalismo on-line Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Héris Arnt e Antonio Brasil

Conferências e debates realizados durante o encontro de Telejornalismo e Novas Tecnologias, organizado durante o lançamento do programa de telejornalismo on-line (TJUERJ). Um produto dentro de uma perspectiva multimidiática.

capa do livro

O Pensamento Atacado

comunicação, política e produção de apatia

Guilherme Nery Atem

Uma reflexão sobre as práticas de poder, em especial a sociedade de controle. Vivemos hoje em uma apatia política porque nos deixamos atingir em nossos afetos e temos controladas nossas afecções

capa do livro

O Novo Mercado

Do Social ao Ambiental

Márcia Neves

A autora analisa o mercado empresarial sob a ótica das certificações dadas às ações sociais e de preservação ambiental desenvolvidas pelas corporações

capa do livro

Marketing Social no Brasil

A Nova Abordagem na Era da Gestão Empresarial Globalizada

Márcia Neves

O livro apresenta, em uma linguagem clara e direta, a concepção do que é o Marketing Social e a necessidade de sua aplicação em um mercado globalizado. O destaque é o cenário nacional, com dados atuais

capa do livro

Mídia, Memória e Celebridades - 2a edição

Estratégias narrativas em contextos de alta visibilidade

Micael Herschmann e Carlos Alberto Messeder Pereira

Busca entender o boom do biográfico na cultura contemporânea, em especial a indústria de celebridades, a de maior sucesso hoje na área do entretenimento.

capa do livro

Cibercidade 2: Ciberurbe

A cidade na sociedade da informação

André Lemos (org.)

O objetivo deste livro é compreender as mudanças comunicacionais e socio-políticas do espaço urbano com a emergência das novas tecnologias de comunicação e informação na atual cibercultura.

capa do livro

A Linguagem do Telejornal

Um estudo da cobertura dos 500 anos do Descobrimento do Brasil

Beatriz Becker

Os noticiários da TV aberta funcionam como experiências únicas, cotidianas e coletivas de representação e construção da realidade, refletindo e interferindo na expressão das identidades nacionais.

capa do livro

A Tecnologia e seus Possíveis

É Possivel pensá-los?

Fernando Fragozo

Neste livro o autor faz a pergunta mais inquietante para quem hoje se ocupa,com o devido cuidado,de homem e mundo: Pensar ainda é possível?

capa do livro

Heavy Metal com Dendê

Rock pesado e mídia em tempos de globalização

Jeder Janotti Jr

O livro é um excelente panorama sobre a cultura pop-midiática contemporânea, trazendo à tona mais um lado da dinâmica conflituosa da vida quotidiana em Salvador.

capa do livro

Prazeres Digitais

Computadores, Entretenimento e Sociabilidade

Simone Pereira de Sá e Ana Lucia Enne

Este livro reflete algumas questões e problemas relativos as Tecnologias da Comunicação e aborda de forma crítica e criativa a produção intelectual sobre as tecnologias digitais e seu papel na cultura contemporânea.

capa do livro

Imprensa e Espaço Público

A Institucionalização do Jornalismo no Brasil (1808-1964)

Lavina Madeira Ribeiro

Este livro relata um pouco da História do jornalismo como instrumento do fazer político.

capa do livro

Comunicação e Sociedade

Cultura, Informação e Espaço Público

Lavina Madeira Ribeiro

Este livro traz a oportunidade de conhecer alguns paradigmas básicos ao estudo contemporâneo da comunicação.

capa do livro

Telenovela e Representação Social

Benedito Ruy Barbosa e a Representação do Popular na Telenovela Renascer

Maria Carmem Jacob de Souza

Uma significativa contribuição para o campo da reflexão sobre teledramaturgia no Brasil.

capa do livro

Desenho Livre Infantil

Leituras fenomenológicas

Eloisa Aguiar

Investigação psicológica do desenho livre infantil sob a ótica da abordagem fenomenológico-existencial, apresentando vários exemplos de interpretação de desenhos.

capa do livro

Cibercidade

As cidades na cibercultura

André Lemos (org.)

O tema das cibercidades é considerado prioritário hoje por diversos países. O livro pensa a atualíssima questão das transformações do espaço urbano em função das novas tecnologias de informação e comunicação.

capa do livro

Consumo Consciente

Um guia para cidadãos e empresas socialmente responsáveis

Márcia Neves

Este livro desmistifica temas como ecodesenvolvimento, investimento social X filantropia empresarial, integração direta, consumerismo e o papel do Marketing moderno

capa do livro

Cantos de Fé, de Trabalho e de Orgia

O Jongo Rural de Angra dos Reis

délcio teobaldo

O livro registra o Jongo matricial dos cantos dos plantadores de cana-de-açúcar e de café através dos relatos das histórias e cantos de louvor, de demanda e de folgança, benditos, hosanas e fulôs.

capa do livro

Práticas Discursivas ao Olhar

Notas sobre a vidência e a cegueira na formação do pedagogo

Armando M. Barros

O livro visa divulgar e discutir a produção acadêmica que vem constituindo o campo da imagética, ao mesmo tempo em que se propõe a sensibilizar o graduando para a possibilidade de reflexão e prática profissional.

capa do livro

Breves Notas ao Ensino de História da Educação

Armando M. Barros

Esse texto é uma introdução àqueles que se encontram no primeiro semestre acadêmico da universidade, em cursos de Pedagogia no âmbito das disciplinas de História da Educação dos Cursos de Pedagogia.

capa do livro

Noam Chomsky na UFRJ

Luiz Pinguelli Rosa e Miriam Lemle

Conferências de Noam Chomsky na UFRJ promovidas pela Faculdade de Letras e pela Coppe/UFRJ

capa do livro

Texto sem conforto

Uma proposta de redação jornalística

Maria Luiza Franco Busse

A obra é um instrumento de inestimável valor para a compreensão dos fatores históricos e geográficos dos conflitos que inauguraram o século XXI

capa do livro

A Sociedade na Tela do Cinema

Imagem e Comunicação

Héris Arnt e Ronaldo Helal

O livro revê alguns filmes com uma nítida tendência teórica que se propõe a pensar questões práticas ao vincular o cinema a temas relacionados ao esporte, à moda, à ocupação do espaço urbano, a passagens da história entre tantos outros

capa do livro

A Influência da Literatura no Jornalismo

O Folhetim e a Crônica

Héris Arnt

A influência dos escritores na imprensa do século XIX lançou as bases do jornalismo que se tornaria dominante no século XX – informativo e atraente – e interferiu no caminho percorrido pela literatura

capa do livro

Entrevistas em Destaque

Maria Lúcia Gomes de Matos

Apresenta nomes de destaque, abordando temas importantes como sugestão para debates em disciplinas do Curso de Comunicação Social

capa do livro

Conversando com o Formador

Entrevistas

Maria Lúcia Gomes de Matos

O livro reúne uma série de entrevistas com especialistas em várias áreas de conhecimento, com o objetivo de oferecer material de aula para alunos de Comunicação Social

capa do livro

Cacique de Ramos

Uma História que deu Samba

Carlos Alberto Messeder Pereira

Articula o nascimento deste bloco, o mundo do samba carioca, o movimento de pagode e enfatiza sua importância na criação de grupos musicais como o Fundo de Quintal.